Você já parou para pensar no funil de vendas do seu negócio? Hoje, vai aprender sobre a sua importância

Se você o seu negócio de alguma forma está online, com certeza precisa de um funil de vendas.

Um funil de vendas bem planejado é a espinha dorsal de praticamente todas as presenças online de sucesso.

E por presença online eu digo, sites, mídias sociais e qualquer tipo de espaço que o seu negócio tenha online.

Ele é essencial para seus resultados, e hoje vamos falar justamente sobre essas razões.

Caso você não esteja familiarizado com o que é um funil de vendas, vamos compartilhar rapidamente uma explicação sobre ele com você.

O funil de vendas é, basicamente um ciclo em que você alimenta seus visitantes em uma extremidade (conhecido como topo de funil) com conteúdo e, através de engajamento eles começam a se qualificar até o final do funil (conhecido como fundo de funil).

Quando a sua audiência sai no “fundo de funil”, ela está pronta para comprar, ou pelo menos, para receber uma abordagem de vendas.

Agora que você pode compreender um pouco mais sobre o que é um funil de vendas, vamos seguir adiante.

Separamos para você hoje, as 5 principais razões porque você precisa de um funil de vendas em seu negócio.

#1. Os clientes

Os clientes de hoje são diferentes do os clientes de outras épocas ou gerações. Acredite: eles fizeram sua lição de casa.

Eles aproveitam o tempo online para comparar soluções, preços e credibilidade. E, finalmente, eles compram de empresas em que confiam.

Em outras palavras, vender não é tão simples quanto enviar pessoas para uma landing page e dizer para elas comprarem seu produto ou serviço.

Pense que, se tudo que você tiver fazendo com o seu marketing é gerar tráfego para sua página através de anúncios, você não vai conseguir bater a sua meta, nem fechar a conta.

Por outro lado, um funil de vendas permite que você incentive a formação de novos clientes ao longo do tempo.

Simplificando, ele fornece um processo de vendas sofisticado que você precisa para converter os consumidores de hoje.

Funil de Vendas

#2. O processo de compra não é instantâneo

Dependendo do seu produto ou serviço, seu ciclo de vendas pode demorar algumas horas, dias, meses ou, por que não, anos.

Você nunca sabe em que posição desse ciclo as pessoas estão quando elas chegam à sua página.

Portanto, a menos que você esteja usando um canal de aquisição de tráfego projetado apenas para atrair clientes prontos para comprar de você, existe uma probabilidade estatística de que o seu visitante não esteja pronto para comprar.

O que acontece depois? O que acontece quando eles não estão prontos para comprar agora?

Nada. Eles simplesmente vão embora. Você provavelmente pagou para que eles te visitassem e fossem embora.

Com um funil de vendas isso não precisa acontecer.

Tendo um funil de vendas, você não precisa fazer com que seus usuários comprem imediatamente.

Você simplesmente está tentando capturar e prender a atenção deles – para conquistar o direito de fazer marketing para eles, capturando seus e-mails, ganhando uma curtida em seu perfil social, ou algo nesse sentido.

Depois de conseguir e compartilhar conteúdo de valor gratuitamente, você pode continuar se comunicando com eles e manter a sua marca em suas mentes até que eles estejam no estágio de compra.

Nesse ponto, você é a escolha natural, porque…

#3. Um funil de vendas permite que você crie confiança

As pessoas só compram de marcas ou pessoas em que confiam.

Isso sempre foi verdade para quem trabalha vendendo valor, e não preço. Mas, há pouco tempo, as chances de criar relacionamento com todo o seu público eram pequenas.

O funil de vendas resolveu o problema, fornecendo todo o espaço necessário para gerar a confiança do seu público.

Uma das características básicas da maioria dos funis é a resposta automática por e-mail.

Trata-se de uma série de e-mails automatizada que você envia para seus novos assinantes.

Ele permite que você faça marketing e se comunique com seus usuários, mas o mais importante é que ele permite que você se apresente a eles usando o seu processo e ofereça valor a ponto de que eles queiram outro e-mail.

Assim, você tem uma grande oportunidade de gerar valor, confiança, relacionamento, interesse e, obviamente, venda para seus potenciais clientes.

Além disso, mesmo que você não acredite em e-mail marketing nem nenhuma estratégia, não é bem assim que funciona.

#4. Assinantes de e-mail convertem como loucos

O e-mail é o grande centro do funil de vendas. E por um bom motivo. Ele tem um ROI mais alto do que praticamente qualquer outro canal de marketing.

O e-mail é aproximadamente 40 vezes mais eficaz na aquisição de novos clientes do que outros canais (como, por exemplo, o Facebook).

Principalmente, porque os assinantes de e-mail convertem a uma taxa extraordinariamente alta.

É, basicamente a arma do mundo do marketing digital.

Ao construir um funil de vendas com o marketing no centro da sua estratégia, você pode aproveitar a eficácia do e-mail para impulsionar as vendas para sua empresa.

Funciona para, praticamente qualquer tipo de negócio e funcionará para você.

Funil de Vendas

#5. Um funil de vendas vai além da venda

Mesmo que o visitante decida comprar ao chegar à sua landing page, esse é o fim da história.

Com um funil de vendas, a compra é apenas o começo.

Os clientes que retornam gastam 3 vezes mais do que os compradores ocasionais e respondem por 1/3 de toda a receita de compras, apesar de representarem apenas 15% dos clientes online.

Em outras palavras, 1/3 da sua receita inteira será, teoricamente, proveniente de clientes que compram consistentemente de você.

O funil de vendas vai ajudar a sustentar o seu negócio

Os funis de vendas são o núcleo do marketing digital por alguns bons motivos:

  • Permitem que você estabeleça uma conexão duradoura com clientes em potencial em todas as etapas do ciclo de compra;
  • Ajudam você a criar confiança com os clientes em potencial e incentivá-los a comprar;
  • Aproveitam o poder do e-mail para converter;
  • Aumentam o valor da vida útil dos clientes, permitindo que você venda de novo e de novo.

Então, como conclusão simples e óbvia sobre nosso artigo de hoje, podemos dizer que, se você quiser aumentar suas vendas, crie um funil de vendas.