No marketing digital, sai na frente quem está ligado nas tendências e inovações do setor. Afinal, o mercado se torna cada dia mais complexo e os consumidores cada vez mais exigentes.

Se você já está se preparando para ter um 2020 repleto de oportunidades, não deixe de conferir as tendências de marketing que vão abalar o mercado. Fique ligado!

Experiência do cliente

Em 2020, apesar de as tecnologias ganharem cada vez mais espaço, o foco estará nas pessoas. Portanto, a experiência do cliente será a principal tendência.

Proporcionar experiências incríveis significa colocar seu cliente no centro de todos os processos e estratégias, compreendendo como sua marca pode gerar mais valor.

Eficiência, conveniência, facilidade de pagamentos e personalização da comunicação são algumas das bases de uma experiência única. Desse modo, que se transforma leads em clientes e clientes em defensores da marca.

Conteúdo visual

Embora se fale muito no vídeo como principal estratégia de conteúdo para internet, o conteúdo visual tem se destacado pela assertividade em comunicar e a facilidade em entreter.

Basta observar o sucesso de redes sociais como o Instagram e o Pinterest para saber que os conteúdos visuais têm muito a contribuir para uma estratégia de marketing digital integrada.

Para você ter uma ideia, posts com imagens têm 180% mais engajamento do que aqueles que não têm. Além disso, nosso cérebro processa imagens muito mais rápido e retém as informações visuais por mais tempo. Isso contribui para que sua marca se mantenha na memória das pessoas.

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz ganha cada vez mais simpatizantes e força as marcas a se adaptarem ao novo estilo de buscas. Isso significa trabalhar o SEO para que ele se torne ainda mais assertivo, refletindo exatamente como as pessoas costumam procurar por soluções na web.

Nesse sentido, entra também a Inteligência Artificial, responsável pelos assistentes virtuais e os chatbots, que invadem as redes sociais para se tornarem veículos mais eficazes de informação e interação com o público.

Marketing de conversação

Apoiado pela Inteligência Artificial e a análise de dados, o marketing de conversação também entra com tudo em 2020. Pois é possível proporcionar diálogos reais entre marcas e clientes.

A base do marketing de conversação é a construção de conversas relevantes com o público. Nesse sentido, busca-se compreender suas necessidades e atendê-las de forma ágil e personalizada, em tempo real.

Para tanto, são usados chatbots, playbooks e outros recursos tecnológicos que permitem falar com várias pessoas ao mesmo tempo. Além de coletar e analisar grandes volumes de dados e usá-los em benefício de relacionamentos mais duradouros entre empresas e clientes.

Análise de dados

E já que entramos no tema análise de dados no tópico anterior, não podemos deixar de falar de uma das maiores tendências não só para 2020 como para a próxima década.

Analisar dados e usá-los de maneira estratégica para extrair insights de negócios é a base dos negócios de sucesso.

Quem quer se aproximar cada vez mais de clientes e proporcionar experiências incríveis tem que investir em ferramentas que coletam e analisam dados. Como é o caso do CRM e da automação de marketing, sobre os quais falaremos na sequência.

A análise de dados pode ser feita de diversas formas e conta com uma lista gigantesca de soluções. Big Data, Business Intelligence, Data Marketing e Machine Learning são apenas algumas das soluções que estão por trás desta que é a maior tendência de marketing para os próximos anos.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) também entra na lista de tendências para 2020. Ele vem acompanhado de funcionalidades que permitem monitorar o relacionamento com o cliente da primeira até a última interação do ciclo de vendas.

Essa ferramenta permite que seu time de vendas agenda reuniões, faça follow ups e mantenha um histórico detalhado de todo o relacionamento com o cliente. Dessa forma, são fornecidos insights importantes para o fechamento de novos contratos.

É mais produtividade e eficiência para quem quer conquistar mais clientes em 2020!

Automação de marketing

Junto com o CRM, vem a automação de marketing, outra solução que contribui para escalar suas vendas.

Enquanto o sistema de automação de marketing dá conta de manter uma comunicação ágil, eficiente e personalizada com seus leads e clientes, o CRM oferece as melhores ferramentas para conversão.

Unidos, esses dois softwares são capazes de otimizar processos e automatizar tarefas. Além disso, reduz o tempo gasto pela equipe em atividades manuais e burocráticas. Consequentemente, sua empresa faz mais negócios em menos tempo, conquistando maior lucratividade!

A automação de marketing opera através do trackeamento do comportamento do usuário na internet. Desse modo, aciona gatilhos que dão início a uma série de ações que visam educar, entreter, informar e converter leads em clientes.

Um exemplo prático são as landing pages, nas quais o usuário insere dados de contato e os envia. A partir daí, passa a receber informações por e-mail, SMS ou WhatsApp, até que esteja pronto para realizar uma compra.

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