O mundo dos leads pode ser assustador, principalmente para quem tenta entender a nomenclatura desse nicho e quer trazer conceitos de Marketing Digital para sua empresa. Mas, calma! Não precisa se desesperar nem achar que não vai dar conta.

Leads nada mais são que clientes em potencial – isso é, aquela pessoa que tem interesse na sua empresa, no produto que você oferece ou no serviço que está ali, disposto para “qualquer pessoa”. Afinal, todo negócio tem um nicho, e o lead faz parte desse nicho que você quer atingir.

Vamos usar um exemplo nosso mesmo, aqui da Bulldesk. Se a gente desenvolver um e-book e lançar amanhã, com o nome “Aumente suas vendas em 500%”, muito possivelmente vai ter um montão de gente que vai ter interesse em baixar o material, certo? Porém, nem todos os que acessarem o site e realizarem o download são nossos clientes em potencial. 

O lead e a geração dele passa por vários conceitos de lógica, métricas e estudos até mais aprofundados. Porém, parte do processo é a conversão de lead em, de fato, cliente, passando por um funil que vai desde a atração dele até o momento em que ele compra o seu produto. 

A gestão de leads está nessa etapa: se você deseja aumentar a taxa de conversão do seu negócio, existem formas simples de te ajudar nesse processo. 

Qual a importância de uma gestão de leads eficiente?

Softwares de gerenciamento de leads são excelentes para empresas que buscam melhorar seus números, ou começar um sistema em que os leads não fiquem perdidos nem se percam.

Esse tipo de ferramenta é importante porque evita que você gaste seu tempo com atividades que não estão agilizando seus processos ou trazendo clientes. Utilizar métodos tradicionais e ter bons vendedores é fundamental – mas, o processo até chegar nesse aspecto pode ser bastante desafiador. 

Com uma gestão de leads bem definida, você consegue criar uma peneira que filtra todos os leads e te entrega apenas os qualificados. Isso significa que suas equipes de venda estarão bem posicionadas e preparadas, afinal, estarão lidando com pessoas que já conhecem a sua empresa, têm interesse no seu produto e estão propensas a comprar o que você está vendendo. 

Uma gestão de leads eficiente está comprometida com algumas etapas:

  • Captura, popularmente conhecida como “ímã”.
  • Nutrição, etapa onde o foco está no relacionamento com o possível cliente.
  • Qualificação, onde os leads passam por um crivo “final”.
  • Distribuição de leads, para que sejam responsabilidade de seus vendedores.

Uma excelente leitura complementar para esse texto é o nosso Guia Completo de métricas para geração de leads. Confira agora mesmo!