Há quem diga que as mensagens de texto, os famosos SMS, estejam ultrapassados. Mas quem faz uso dessa estratégia para se manter próximo ao seus clientes e consumidores garante que a eficácia é certa.

Os SMS têm uma taxa de 98% de abertura e uma taxa de resposta 209% maior do que telefone, Facebook e e-mail. Além disso, 90% das mensagens são lidas em até 3 minutos após o envio.

Esses dados mostram como uma estratégia de SMS pode ser vantajosa para qualquer empreendimento, dos mais pequenos às multinacionais.

Que tal saber mais sobre o que é SMS e como ele funciona? Continue a leitura!

O que é SMS?

SMS ou Short Message Service é um serviço de entrega de mensagens curtas diretamente no celular das pessoas.

Esse canal de comunicação se popularizou muito quando as pessoas começaram a ter acesso aos celulares e vem sendo deixado de lado por muitas empresas que acreditam que ele não é mais tão efetivo quanto alguns anos atrás.

Porém, como você viu no início do nosso post, a taxa de efetividade do SMS Marketing é muito alta e supera as estratégias de comunicação digital mais utilizadas atualmente, como as redes sociais e os próprios mensageiros instantâneos, como WhatsApp e Messenger.

Como funciona o SMS?

O SMS usa a transmissão de dados via rede telefônica para entregar mensagens rápidas, de até 160 caracteres.

Assim como numa chamada o seu telefone se conecta a uma torre de transmissão e essa torre direciona para o telefone da pessoa para a qual você está ligando, o SMS faz o mesmo caminho. A diferença é que, em vez de uma chamada de voz, a mensagem entregue é em texto.

Por que apostar no SMS Marketing?

Além de ter uma alta taxa de entrega e abertura, o SMS apresenta diversas vantagens. Veja:

Acessibilidade

Enquanto mensagens de WhatsApp, Telegram, Messenger e redes sociais dependem de uma boa conexão de internet, o SMS dispensa essa conexão. Desse modo, suas mensagens alcançam qualquer pessoa em qualquer lugar, mesmo com a internet desligada.

Velocidade

Como você viu, um SMS é lido em até 3 minutos após o envio. Essa é uma vantagem para quem deseja enviar mensagens urgentes para sua base de contatos, como promoções relâmpago ou comunicados.

Privacidade

As mensagens de SMS identificam apenas o número do remetente, sem acesso a outras informações, como nome, endereço ou fotografia.

Tempo de resposta

Sabe quando você manda centenas de e-mails e fica naquela expectativa pelo retorno dos seus clientes? No SMS, essa ansiedade é muito menor, pois a taxa de resposta é de 45%, enquanto no e-mail de apenas 6%.

Versatilidade

O SMS permite que você envie variados tipos de mensagens, de forma segmentada e assertiva. É possível incluir links ou solicitar respostas rápidas, como SIM ou NÃO, automatizando a sequência da comunicação de acordo com o comportamento do usuário.

Análise de dados

Do mesmo modo que você acompanha indicadores de taxa de abertura, cliques e bounce rate do e-mail, também é possível fazer o mesmo no SMS. Assim, você sabe exatamente quem recebeu suas mensagens e qual foi a reação.

Com isso, você melhora cada dia mais a comunicação com sua audiência e explora todas as potencialidades de um formato ágil, eficaz e disponível para todos.

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