Jornada de compra e funil de vendas fazem parte do vocabulário de qualquer time de marketing hoje em dia. Afinal, entender os passos dados pelo consumidor durante todo o relacionamento com a sua marca é essencial . Dessa forma, é possível oferecer soluções cada dia mais relevantes e úteis.

Mas o que é exatamente jornada de compra? E funil de vendas? Como essas duas ferramentas se conectam para gerar melhores experiências para os seus clientes e mais resultados para a sua organização?

Continue a leitura e descubra!

O que é jornada de compra?

Jornada de compra é o caminho percorrido por um consumidor do momento em que ele descobre uma necessidade até o instante em que adquire a solução. Ela é, portanto, um processo que parte da perspectiva do comprador.

É por esse motivo que, para compreender a jornada de compra, você constrói personas e investiga a fundo quais são os hábitos e comportamentos da sua audiência.

Com base em dados, você identifica melhor quais são as necessidades dos seus clientes. E a partir deles, desenvolve produtos e serviços cada dia mais personalizados.

Conhecendo a jornada de compra do seu público-alvo, também é possível melhorar a comunicação com seus clientes e potenciais clientes, fazendo uso dos mesmos canais de comunicação.

O que é funil de vendas?

Funil de vendas é uma ferramenta que ajuda a entender melhor o público da organização. Além de identificar quando e onde as conversões acontecem. Portanto, o funil de vendas é o olhar da empresa sobre a jornada de compra do consumidor.

Por meio da análise de dados, o time de marketing observa a jornada do consumidor e tenta “enquadrá-la” em um modelo linear e de fácil compreensão.

Esse modelo, que é o funil de vendas, é dividido em cinco etapas principais: consciência, interesse, avaliação, decisão e compra. Em cada uma dessas etapas acontece uma conversão para que o comprador prossiga pelo funil de vendas até a compra.

Assim, é possível identificar com maior precisão quais são as ações necessárias para que a empresa conquiste cada cliente no final da jornada de compra.

Como se relacionam a jornada de compra e o funil de vendas?

A jornada de compra é o caminho percorrido pelo comprador. O funil de vendas, é a leitura que a empresa faz desse caminho. Ou seja, se você não conhece a jornada de compra do seu público, seu funil de vendas fica baseado apenas em suposições.

Isso torna sua estratégia de marketing mais frágil, sem a segurança de que as ações planejadas estejam atingindo da melhor maneira o seu público-alvo. Consequentemente, seus resultados não são tão positivos quanto poderiam ser.

Por outro lado, se você conhece a jornada de compra dos seus consumidores, mas não tem um funil de vendas formatado na sua empresa, fica difícil identificar quando e onde as conversões são feitas.

Quer dizer que sua equipe de marketing e vendas não sabe ao certo de onde vêm os clientes, tampouco quais ações são mais eficazes para atingir os objetivos de marketing. Em suma, todas as decisões acabam sendo pautadas no feeling. Isto é, no achismo, o que nem sempre traz bons resultados.

Solucionada a dúvida sobre a relação entre jornada de compra e funil de vendas? Vá adiante na sua jornada de aprendizado, conheça os principais motivos para ter um funil de vendas na sua empresa!