Vamos aos fatos: o WhatsApp está se tornado uma grande ferramenta de marketing. Afinal, são 100 milhões de usuários ou 96% das pessoas que possuem um smartphone no Brasil. É um número impressionante.

Sendo assim, o WhatsApp desponta como o aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros. A plataforma conta com 68% de preferência, segundo a pesquisa MMA Mobile Report 2017.

Ou seja, isso faz com que ele se torne uma fonte de audiência e, por consequência, uma oportunidade de marketing. Aliás, se o seu prospect está vivo, provavelmente ele tem um Whatsapp e pode receber a sua mensagem agora.

O WhatsApp tem sido uma grande revolução nos negócios, uma vez que nos oferece uma forma de relacionamento interessantes com o cliente ou prospect. Se você ainda não usa o WhatsApp para essa função, você vai mudar de ideia com o Bulldesk agora.

O impacto do WhatsApp

Podemos até dizer que existe uma era pré e pós Whatsapp, afinal, ele surgiu para praticamente colocar em extinção muitos dos serviços que utilizávamos. Sendo assim, ele chegou para oferecer tudo em uma plataforma só: mensagens de texto, ligações de voz e vídeo.

E a melhor parte? Tudo de graça. Envio de fotos, vídeos, emojis e os stickers mais divertidos e sem noção, também sem custos adicionais. Basta ter acesso à internet e tcharãns! A magia acontece.

Contudo, chegamos nesse momento após alguns anos de uso do aplicativo. No início, o Whats (vamos chamá-lo assim, para os mais íntimos e descolados.) era visto apenas como um mero aplicativo para trocar mensagens. Mas ele ganhou tantas funcionalidades e ferramentas diferentes, que passou a ocupar um espaço essencial na vida de muitos brasileiros.

Assim sendo, veio a grande sacada: as empresas passaram a entender que ali havia uma grande oportunidade de negócio. Não demoramos para perceber que o WhatsApp era um lugar que transbordavam clientes potenciais; nesse sentido, era natural que a plataforma começasse a ser usada para impulsionar negócios também.

Desse modo, surgiu o Whatsapp Marketing como uma forma das empresas se comunicarem, venderem e iniciarem um relacionamento com os clientes pela plataforma de mensagens.

O WhatsApp Marketing

O melhor lado disso tudo é que essa é uma das formas mais econômicas e acessíveis de se fazer marketing digital. Ao lado de um bom marketing de conteúdo , o WhatsApp Marketing pode ser uma ótima estratégia.

Podemos dizer que é Econômico porque o WhatsApp é um aplicativo gratuito e difundido entre o seu público-alvo, não importa qual o seja.

Acessível porque apenas com um celular, qualquer um pode baixar o aplicativo e disparar mensagens para os contatos na mesma hora.

Mas antes de mais nada, tenha um planejamento estratégico! Defina quais são os seus objetivos com este canal de mídia; os tipos de publicação você irá fazer, quais conteúdos, como vai ser a sua comunicação e periodicidade.

Afinal, com o WhatsApp também não é diferente. Você precisa planejar de que forma irá atuar nesse casal para ser o mais assertivo possível e seus clientes o receberem de forma positiva.

Agora, o Bulldesk está aqui para explicar as 6 principais razões para você começar a usar a ferramenta. 

1) Use o WhatsApp como forma de atendimento.

Primeiramente, saiba que o WhatsApp é um canal de comunicação precioso. Desse modo, por que não aproveitar este canal de comunicação para atender seus prospects ou clientes? Com agilidade e praticidade, é possível oferecer um atendimento de qualidade para os usuários.

Seja para agendar horários, tirar dúvidas, enviar demonstrações do produto ou fechar um orçamento: use o WhatsApp como forma de atendimento.

Além disso, quando você enviar uma mensagem com conteúdo bacana, as pessoas terão interesse e irão querer saber mais. Isto, é, seja seu destinatário um cliente ou um prospect, compartilhar conteúdo pelo Whats pode gerar conversões com um atendimento no mesmo App.

Portanto, #FicaDica: a pessoa que ficar responsável por essa plataforma no seu trabalho, precisa dispor de total domínio sobre o assunto. Afinal, além de saber como irá atender essas pessoas (seus clientes ou futuros clientes), sempre que disparar conteúdo é preciso estar pronto para prospectar e responder mensagens de maneira eficiente. Aliás, essa é também uma ótima maneira de recuperar clientes inativos.

2) Crie um canal de feedback dos clientes.

Além de um canal de atendimento, por que não usar o Whats para receber o feedback dos clientes? A partir do momento que você enviou uma mensagem e o seu cliente, ele dará um retorno positivo ou negativo. Daí em diante você pode levantar hipóteses e realizar um teste que melhore as suas estratégia de marketing. Ou seja: dê atenção sobre o que o seu cliente fala sobre o seu produto e serviço. O

WhatsApp é uma comunicação rápida e fácil, que ajuda muito na hora de receber um feedback dos clientes e, posteriormente, um posicionamento da empresa sobre esse feedback.

3) Alcance todas as faixas etárias

Isso mesmo: o aplicativo atinge todas as idades! Talvez você ainda não saiba, mas é uma tendência que os aplicativos de mensagens instantâneas fiquem cada vez mais difundidos, ultrapassando até mesmo as redes sociais. Ou seja, entre jovens, adultos e idosos. Para a nossa alegria, mesmo os idosos que podem não ser tão ativos em redes sociais como o Instagram, estão no Whats. Aliás, eles não apenas estão no WhatsApp como constituem uma parcela importantíssima no mercado.

4) Fidelize seus clientes!

No meio digital o tal do pós-venda é fortemente recomendado. Primeiro porque a satisfação do cliente é o que fará com que ele consuma novamente seus produtos e serviços. E segundo porque, se ele veio do meio digital, certamente possui uma predisposição a utilizar este meio para falar de sua marca.

Portanto, você pode utilizar o WhatsApp como a ligação entre você e seu cliente. Seja no atendimento pós-venda, seja na distribuição de conteúdos para nutrir o relacionamento com o clientes, uma coisa é certa: pode apostar no uso do WhastApp para fidelizá-los!

5) Conquiste novos clientes!

Se você pretende lançar um novo produto ou serviço, poderá usar o WhatsApp para medir o interesse de seu público; com isso, fazer um estudo de viabilidade, ou até mesmo identificar novas oportunidades de negócios. Outra tática interessante é fazer campanhas de indicação do tipo (member get member) – ou seja, quem indicar novos clientes para o seu negócio ganhará alguma vantagem exclusiva.

Além do mais, ao promover campanhas de marketing por WhatsApp, você consegue alcançar prospects que estão na sua base e garantir que a conversão aconteça.

6) Seja mais ágil.

Essa é uma vantagem tanto para você quanto para o usuário. Por ser uma ferramenta com envio quase instantâneo de mensagens e informações, o WhatsApp agiliza processos comercial e de captação de lead. Assim, tanto vendedores quanto clientes ficam mais satisfeitos, afinal, em nossos tempos, a rapidez é valiosa.

Esperamos ter ajudado, esclarecido e encorajado você a seguir mais esta oportunidade para fazer a sua empresa crescer e acertar nos negócios.

Se tiver gostado e quiser continuar a leitura, aproveite para ler sobre a importância do alinhamento entre vendas e Customer Success para o sucesso dos negócios.

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