A nova era chegada com a internet transformou a forma com que vendemos e fazemos marketing. Nesse sentido, novas estratégias de marketing surgiram, como o Marketing de Conteúdo e o Marketing de Afiliação.

Sobre o Marketing de Conteúdo, já explicamos tudinho neste post aqui . Hoje, vamos falar sobre essa alternativa incrível que é o Marketing de Afiliação.

Antes de mais nada, é importante que você saiba o que é o Marketing de Afiliação. Essa estratégia uma maneira de gerar vendas a partir de parcerias com afiliados que servem como comissários ou representantes online. Mas como assim, Bulldesk? 

Calma, vamos explicar tudo. Na prática, funciona assim: você vende seu produto através de um e-commerce e conta com o trabalho de pessoas parceiras, comissários ou representantes online, que fazem propaganda do produto e recebem uma comissão por venda realizada. Hoje em dia, essas pessoas costumam ser influenciadores digitais que convencem o público a comprar através do seu conteúdo ou divulgando cupons de desconto em diversos canais de comunicação online. 

Dessa maneira, os afiliados podem receber por venda realizada, por clique, por ação ou por impressões. Tudo vai depender do seu objetivo ao colocar em prática uma estratégia de marketing como essa. Por conta do fácil rastreamento de links e dos softwares de vendas, é possível ter um controle exato de todas as métricas que citamos. 

Sendo assim, o Marketing de Afiliação permite que empresas e afiliados tenham benefícios e um único objetivo: quando o objetivo é alcançado, todos saem ganhando. 

E pra você entender ainda melhor, vamos listar todos os 10 benefícios que o Marketing de Afiliados traz para as empresas e para os afiliados. Vem com a gente!

Os benefícios de ter afiliados trabalhando para sua empresa

Está precisando dar um up nas vendas e acha que o Marketing de Afiliação pode ser bom para sua estratégia? Provavelmente ele é!

1. Equipe de marketing de baixo custo. 

Podemos considerar que os afiliados acabam se tornando uma equipe de marketing para a empresa, pois atuam na captação de leads e vendas. Entretanto, mesmo que você conte com muitos influenciadores no time, a equipe possui um baixo custo. Afinal, o valor pago está diretamente ligado à performance dos afiliados, que usam seu poder sobre a audiência para convencê-la e recebem apenas quando o lead já está captado ou a venda concretizada. Ou seja: seu custo vai existir apenas quando seu produto for vendido.

2.  Marketing de baixo risco.

Por conta do Marketing de Afiliação gerar custos apenas quando a ação foi realizada ou a venda concretizada, ele desponta como um investimento de baixo risco. Outras ações de marketing, como campanhas de mídia paga, podem gerar um prejuízo que a empresa deve cobrir. Com o Marketing de afiliação, isso não é um problema. O valor das comissões só será alto caso você esteja vendendo muito também! 

3. Baixo custo de implementação.

Para começar, seu gasto será basicamente de um software de gestão de vendas e afiliação. Ele é importante pois organiza, controla e monitora as métricas de cada embaixador, bem como os valores comissionais que deverão ser pagos. Um bom software ajuda a organizar e otimizar os processos de afiliação. Assim, tanto você quanto os afiliados preocupam-se com o que importa: vender. 

4. Escolha seus embaixadores.

Você escolhe quem te representa. Seja num contato direto com os possíveis afiliados, seja numa plataforma que faça essa ponte, seja num processo de seleção, uma coisa é certa: você escolhe quem melhor representa sua empresa. 

5. Melhore o SEO do seu site.

Com o aumento dos acessos ao seu site a partir das indicações dos afiliados, o tráfego do seu site ou e-commerce tende a aumentar. Afinal, a linkagem do seu site em outros meios ou em redes sociais, contribui para a leitura de SEO do site e, consequentemente, para o rankeamento da página. 

Os benefícios de ser um afiliado

Construir sua própria audiência no mundo digital é uma tarefa árdua. Não existe sorte: é preciso gerar conteúdo e engajar seus seguidores. Mais difícil do que isso, pode ser fazer essa audiência gerar renda. Diante disso, o Marketing de Afiliação é uma oportunidade para monetizar essa audiência e trabalhar com mídias sociais. Mas os benefícios vão além disso.

6. Baixo investimento inicial

Para se candidatar a um processo de seleção de afiliados você não precisa pagar. Ou você cria uma conta gratuita em uma plataforma de afiliados ou se inscreve diretamente na seleção da empresa. 

Entretanto, ao mesmo tempo, você precisa de um instrumento de trabalho que permita o compartilhamento de links através de um blog, mídias sociais ou WhatsApp. Portanto, no mínimo um smartphone é necessário. 

Além disso, algumas empresas precisam que você tenha um CNPJ para realizar o pagamento da comissão. Nesse caso, cabe a você providenciar a documentação necessária.

7. Geração de renda mesmo sem ter um produto

A logística de produção e distribuição de um produto requer investimentos financeiros e administrativos. Desenvolvimento, suporte e estocagem são fatores que acabam dificultando a comercialização do próprio produto.

Com o Marketing de Afiliação, você vende um produto, recebe sua comissão e não precisa se preocupar com questões logísticas. Basta enviar o link rastreável correto para que a venda seja contabilizada como sua.

8. Aproveite o networking

Apesar de ser um mercado em crescimento no Brasil, o Marketing de Afiliação já é forte no exterior e sem dúvidas será assim por aqui também. Ao mesmo tempo, diversos programas de afiliação existem para todos os nichos de mercado. Se há produto, há público. Sendo assim, sem dúvidas você conseguirá encontrar o nicho ideal para sua audiência.

9. Flexibilidade de trabalho

Você é quem faz seus horários e metas. No Marketing de Afiliação, é você quem estrutura sua meta de vendas, a forma com que impactará sua audiência e o tempo que irá dedicar-se semanalmente a este objetivo.

A flexibilidade, portanto, é um grande benefício para esta função. 

10. Segurança de pagamento

Como tudo é feito online e os links são rastreáveis, você tem segurança de que o número de vendas ou leads será contabilizado corretamente. As plataformas voltadas para esse segmento realizam automaticamente o cálculo de comissões, minimizando erros e garantindo que você receba corretamente pelo trabalho. 

E aí, o que achou dessa forma de fazer Marketing? Será que ela funciona para você?