A gestão de relacionamento com clientes não é mais novidade no mercado.  Empresas de todos os segmentos têm utilizado softwares especializados para capturar dados dos clientes, utilizá-los de forma estratégica e simplificar os processos. Confira 6 boas práticas de CRM que listamos para você fazer uma boa gestão desse relacionamento.

1. Alinhamento dos setores de Marketing e Vendas

O CRM pode ser tanto uma estratégia quanto uma ferramenta. Ambos conceitos se complementam e, por isso, é bom não confundi-los.

A estratégia de CRM estipula que todas as áreas da empresa estejam voltadas para o relacionamento com o cliente. Já o software de CRM, é a ferramenta que a empresa vai utilizar para executar a estratégia.

A combinação de ambos resulta em um alinhamento geral de Marketing e Vendas. Assim, os dois setores da empresa terão acesso a todos os dados necessários para a criação de campanhas e táticas de vendas mais eficazes.

2. Entender o seu cliente

Entender o cliente é uma necessidade para todos os negócios, sejam grandes ou pequenos. Sabendo os interesses e o que é realmente útil para ajudá-lo, todo o processo de compra é finalizado mais rapidamente.

Um software de CRM permite manter todas as informações em um só lugar e, assim, compreender o perfil de cada cliente.

3. Informação centralizada

A centralização de informações é um dos principais benefícios do uso de ferramentas de CRM. Assim, você consegue encontrar dados de clientes, dos negócios abertos,  valores e as principais informações de cada negociação, tudo com bastante facilidade. Com um CRM tudo fica disponível a qualquer momento, não importa onde você esteja.

4. Agilidade nos procedimentos

Outro grande benefício de uma ferramenta de CRM é o aumento da produtividade da equipe de vendas. Isso acontece, não só pela automatização de vários processos que facilitam o trabalho, mas também pelos relatórios específicos, que permitem a análise dos processos realizados pela equipe, auxiliando na hora de torná-los mais eficazes.

5. Responder a expectativa

Através do CRM, é possível saber quando seus clientes em potencial querem algo, e a partir daí, oferecer um produto que contenha valor agregado para cada um deles. Dessa forma, a empresa passa a oferecer seus produtos e serviços no momento em que os clientes estão mais propensos a efetuar a compra.

Além disso, os funcionários passam a responder dúvidas e a realizar atendimentos de forma mais prática e rápida. Assim, torna-se possível  responder questões recorrentes com a utilização de respostas já funcionais. Tudo isso, resulta na melhora das práticas e no aumento da qualidade dos serviços prestados.

6. Caixa previsível

É muito comum, principalmente entre os sistemas de CRM tradicionais, manter o foco exclusivamente na oportunidade de vendas, deixando de lado a jornada completa de compra do cliente em potencial.

Com a utilização de CRM modernos é possível inserir ferramentas relevantes, certamente aumentando a qualidade do acompanhamento da jornada de compra.

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