O Google AdWords é a maior plataforma de anúncios pagos da internet. Com um faturamento anual de mais de 80 bilhões de dólares, a ferramenta é responsável por anúncios veiculados nos resultados da busca Google. Além disso, anúncios em sites parceiros (espalhados por toda web) e no YouTube também são responsabilidade do Google AdWords.

O grande diferencial, que atrai tantos anunciantes para a ferramenta, é seu incrível poder de segmentação. E sabe como o Google AdWords faz isso? Diante da configuração correta de anúncios, de acordo com os parâmetros do Google AdWords.

Desse modo, as palavras-chave são um fator primordial para a construção de um bom anúncio no Google Ads. Aliás, por um bom anúncio, entenda: aquele que atinge a sua persona (link persona).

É por isso que resolvemos explicar para você tudo sobre o planejador de palavras-chave do Google Adwords.

Afinal, o que é o planejador de palavras-chave do Google AdWords?

Afinal, o que é o planejador de palavras-chave do Google AdWords?

Para contribuir com a eficácia das estratégias de marketing digital dos clientes, o Google criou o seu próprio planejador de palavras-chave. O Planejador, portanto, é uma ferramenta de busca onde o usuário encontra as melhores palavras para utilizar em seu anúncio. Ou seja: encontra os termos ideais para inserir no anúncio e performar bem.

Como começar a utilizar o Planejador de Palavras-Chave?

Antes de mais nada, para começar a usar o Planejador, você precisa ter uma conta no Google AdWords. Caso ainda não tenha, é só conferir nosso passo-a-passo aqui .

Depois de ter um acesso ao Google AdWords, é necessário criar uma campanha para acessar o Planejador de Palavras-Chave.

Nesse sentido, se você não quiser criar uma campanha para valer no momento de usar o Planejador, pode simular uma campanha e optar pelo boleto como forma de pagamento. Assim, você já consegue acessar o Planejador e explorar palavras-chave sem ser automaticamente cobrado pela campanha.

Em seguida, com pelo menos uma campanha criada, você pode acessar o Google AdWords e clicar no ícone ferramenta, no canto superior direito. Entre as abas que surgirem, vá até “Planejamento” e clique em “Planejador de palavras-chave”.


Faça suas consultas de palavras-chave

Faça suas consultas de palavras-chave

Para começar a busca pelas palavras-chave ideais para sua campanha de anúncios, clique na primeira opção “Encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisas”. Assim, você consegue pesquisar e conferir a “força” de cada palavra-chave.

Em seguida, novos campos serão abertos para você preencher com informações sobre seu produto ou serviço, o link de destino, a categoria do produto, segmentação e período.

No campo “Sobre seu produto ou serviço”, insira as palavras-chave que você imagina que sua persona irá digitar para te encontrar. Já no campo “Segmentação”,  você pode inserir a localização que o anúncio é destinado. Além disso, você pode incluir palavras-chave negativas, para que seu anúncio não seja relacionado a palavras-chave que não funcionam para sua estratégia.

Posteriormente, você pode definir o “Período” da pesquisa e “Personalizar sua pesquisa”, com filtros variados.

Depois, é só clicar no botão Obter Ideias. Em seguida, o Planejador irá listar as palavras-chave que você inseriu, bem como outras palavras relacionadas.

Analisando os resultados

O intuito da análise de palavras-chave é alcançar um bom posicionamento no Google, orgânico ou pago, quando as palavras são buscadas. Sendo assim, no momento de analisar os resultados do Planejador, é importante ter em vista toda sua estratégia de marketing digital, inclusive a verba.

O Google AdWords recomenda o uso de 5 a 20 palavras-chave por anúncio. Caso seu orçamento seja reduzido, nossa dica é que escolha menos palavras-chaves para concentrar corretamente as ações.

Nos resultados do planejador, três aspectos são levantados: a Média de Pesquisas Mensais, Concorrência e Lance Sugerido.

A Média de Pesquisas Mensais indica o número médio em que a palavra-chave foi buscada nos últimos 12 meses. Esse aspecto é relevante para você visualizar se a palavra realmente tem força. Ou seja: avaliar se realmente tem um bom volume de buscas.

Por outro lado, em Concorrência, você visualiza o número de anúncios de concorrentes que utilizam as palavras-chave do resultado. Quanto maior a concorrência, maior o custo CPC da palavra e mais difícil ficar no topo das pesquisas. Se estiver começando, opte por palavras de concorrência média ou baixa.

Em Lance Sugerido, o Planejador te indica um valor como sugestão de investimento. Esse valor é baseado no CPC que a concorrência está pagando. Diante disso, é válido comparar o valor do Lance Sugerido com o Custo de Aquisição de Clientes que você estima em sua estratégia.

Use todas as informações que o Planejador de Palavras-Chave do Google AdWords oferece. Esse processo é fundamental para o sucesso da sua estratégia de mídia paga no Google AdWords! E para saber como criar bons anúncios, é só conferir esse outro post do nosso Blog.

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