SMART é um acrônimo formado pelas palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic, e Time-bound.

Os objetivos traçados de acordo com esses critérios possuem mais chances de serem atingidos, uma vez que todos os seus pontos são definidos com clareza, ajudando as empresas a ter sucesso com suas metas.

Objetivos SMART devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, serem realistas e ter um prazo para a conclusão.

O acrônimo SMART surgiu com a publicação do artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” pelo autor George T. Doran.

O texto tinha como objetivo ajudar gestores a definir seus objetivos com uma metodologia mais simples.

Essa metodologia proposta por George T. Doran passou por inúmeras adaptações ao longo do tempo, se adequando ao contexto das empresas.

Porque utilizar objetivos Smart

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É fundamental para empresas de todos os segmentos definir objetivos e metas.

Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

E definir objetivos é o primeiro passo antes de definir suas ações, alguns dos principais benefícios de ter os objetivos previamente definidos na sua empresa são:

  • Definir uma situação futura para guiar os esforços

  • Toda a sua equipe na mesma direção

  • Motivação para a equipe alcançar os objetivos

  • Mensurar a eficiência de cada ação

Utilizando a metodologia SMART, todos os benefícios se reforçam e você terá uma projeção para o futuro muito mais clara para os funcionários da sua empresa.

Um dos grandes trunfos da metodologia SMART é poder ser aplicada em objetivos pessoais e profissionais e tem sido cada vez mais utilizada para impulsionar pessoas em seus projetos.

Objetivos SMART

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S – Specific = Especifico

Seja específico na hora de definir os seus objetivos.

Não pense em algo como “mais visitas no blog” ou “aumentar o número de curtidas na página do Facebook”, objetivos generalizados aumentam bastante a dificuldade em entender quais os esforços você precisa para atingi-los.

Construa metas e objetivos claros e alinhados.

Quer mais visitas no seu blog? Maior número de curtidas na página do Facebook? Aumentar sua base de leads?

Defina quantas visitas, curtidas, leads e em quanto tempo quer chegar nesse objetivo. Tenha prazos e números realistas.

M – Mensurabe = Mensure os resultados

Como a letra “S” exemplifica, você tem que ser específico quanto aos seus objetivos.

Ter um objetivo generalizado vai dificultar muito na hora de mensurar os resultados.

Quantifique suas metas, é importante sempre saber em que parte do caminho do seu objetivo a sua empresa se encontra.

Utilize ferramentas para ajudar você a mensuras os resultados obtidos e, com isso, ter uma projeção para o futuro.

A – Attainable = Atingível

Não crie metas fora da realidade da sua empresa, é importante manter os pés no chão na hora de definir os seus objetivos.

Crie objetivos difíceis, mas objetivos que a sua equipe tenha total condição de atingir.

Ter objetivos inalcançáveis pode derrubar o otimismo da sua equipe por não conseguir bater a meta.

R – Realistic = Seja realista

Esse ponto é altamente ligado com o anterior.

É importante que você conheça a realidade da sua equipe, sua empresa e tenha em mente o que ainda podem realizar.

Ser realista é fundamental, evita possíveis frustrações no futuro.

Analise bem o cenário da sua empresa e tenha na sua cabeça suas limitações para alcançar o objetivo.

Mesmo que não chegue perto dos seus sonhos, na hora de definir o seu objetivo considere o todo a sua volta.

T – Time-bound = Defina um prazo

O tempo de dedicação para o seu objetivo vai influenciar diretamente no tempo para atingir o resultado.

Na hora de definir, um prazo não deve ser tão curto que seja impossível para a sua equipe atingir ou tão longo que a sua equipe não mantenha o foco central no objetivo.

Estabeleça um bom prazo para que a sua equipe consiga dosar os esforços e manter o foco.

Caso não consiga atingir o seu objetivo evite ficar prorrogando indefinidamente, tente avaliar o que deu de errado no processo e adapte o seu plano com objetivos e estratégias diferentes.

Exemplos de objetivos Smart

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Alguns exemplos de objetivos SMART são:

  • Abrir 2 filiais da sua loja. Uma em Florianópolis até outubro de 2019 e outra em Fortaleza até março de 2021.

  • Contratar mais 10 funcionários para sua empresa até o mês de março de 2018.

  • Aumentar em 20% as vendas da sua equipe até o segundo semestre de 2019.

  • Melhorar em 15% as vendas do setor feminino da sua empresa até dezembro de 2018.

Esses são alguns exemplos de objetivos Smart, são metas específicas, com um prazo definido e que são alcançáveis pela sua equipe.

Você conhece o Inside sales? Não?

O Inside Sales é um termo que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Diversas empresas já começaram a trabalhar com essa nova metodologia e estão colhendo resultados surpreendentes.

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