Empresas pequenas, médias e grandes já baseiam suas ações e decisões em softwares de gestão, como o CRM. É a partir dos dados reunidos nessas ferramentas que as organizações extraem insights poderosos para atrair, converter e fidelizar clientes.

Mas afinal, o que é CRM e para que serve?

O que é CRM?

CRM é um acrônimo para as palavras Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com Clientes. Essa tecnologia permite gerenciar relacionamentos e interações entre uma empresa e seus clientes de forma automatizada.

Para que serve um CRM?

O CRM é um software de gestão que permite reunir uma série de dados sobre leads, prospects e clientes. Esses dados podem ser segmentados de diversas maneiras, tornando a comunicação com sua base de contatos mais personalizada.

A otimização de processos e tarefas também faz parte das funcionalidades de um CRM. Portanto, quando nos perguntamos o que é um CRM, também podemos dizer que se trata de uma ferramenta de automação.

Envio de e-mails, coleta de dados, geração de relatórios e análise de dados são feitos em questão de minutos. Por isso, o CRM serve para melhorar a produtividade da equipe de vendas e entender melhor as necessidades dos clientes da sua empresa.

O CRM também é utilizado para atingir metas de vendas, já que ele permite um acompanhamento em tempo real da performance da sua equipe.

Finalmente, ele contribui para reduzir custos operacionais, como times de vendas inchados e relatórios em papel.

Qual a importância do CRM para a sua empresa?

Até aqui, você já conferiu um que é CRM em vendas, para que serve o CRM e alguns dos benefícios que a sua empresa pode ter ao adquirir um. Entretanto, será que sua organização precisa mesmo de um CRM?

A resposta não poderia ser outra: sim, sua empresa precisa de um software de relacionamento com clientes. Veja o porquê:

Escalabilidade dos negócios

Toda empresa deseja crescer, não só em número de clientes como em faturamento. À medida que a quantidade de leads e oportunidades de vendas aumenta, fica difícil manter todo o relacionamento com clientes nas mãos de pessoas.

Portanto, se você quer que a sua empresa cresça de forma ordenada e sustentável, sem sobrecarregar a folha de pagamento, o CRM é a saída ideal.

Personalização da comunicação

Com um bom CRM, você pode tornar a comunicação da sua empresa com cada lead e cliente única. Isso é possível porque ferramentas de CRM permitem segmentar sua base de contatos com base em características em comum.

Quando as pessoas percebem que toda a comunicação entre sua empresa e elas é personalizada, se sentem valorizadas. Consequentemente, criam uma conexão emocional com a sua marca, o que aumenta as chances de compra e recompra.

Fidelização

Mantendo um relacionamento personalizado com sua base de contatos, é possível, mesmo depois da primeira compra, continuar gerando valor para esses clientes.

O envio de um cartão de aniversário, de um conteúdo exclusivo ou de uma oferta interessante mantém esses clientes fiéis à sua marca não só pela qualidade dos produtos e serviços, mas também pelo tratamento recebido. Resultado? Mais oportunidades de negócios para você.

Interessado nessa ferramenta? Saiba qual é o momento ideal de adotar um CRM na sua empresa!