Desde que o marketing passou a fazer uso intensivo de ferramentas digitais, um termo que se tornou bastante popular foi automação de marketing.

Pequenas, médias e grandes empresas usam essa tecnologia para alavancar resultados, mas ainda tem gente que se pergunta o que é automação de marketing de fato.

Este é o seu caso? Então siga com a leitura!

Automação de marketing: o que é?

Automação de marketing é o processo de tornar as atividades repetitivas do marketing automáticas. Isso é feito por meio de softwares específicos, como o Bulldesk, que simplificam, agilizam e dão mais eficiência aos processos de marketing das empresas.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

Plataformas de automação de marketing são grandes aliadas da sua empresa. Primeiramente, elas facilitam a gestão das informações de contatos e clientes, reunindo dados em um único lugar.

Esses dados podem ser atualizados sempre que necessário, seja pela sua equipe de vendas ou de forma automática, quando uma pessoa interage com um formulário do seu site, por exemplo.

Dessa forma, você aprofunda o conhecimento sobre seus potenciais clientes e pode se relacionar com eles de maneira mais personalizada. Assim, é possível desenvolver maior confiança entre sua marca e seu público, o que se traduz em mais oportunidades de vendas no futuro.

Quando é o melhor momento para investir em automação de marketing?

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e qual sua importância, talvez queira entender qual é o melhor momento para investir nessa tecnologia.

Pois bem, se você deseja atrair mais clientes para a sua empresa fazendo uso de ferramentas digitais, como sites, blogs, redes sociais e landing pages, a automação de marketing vai te ajudar bastante.

Ela vai facilitar a captação dos dados das pessoas que entram em contato com a sua empresa, conectando os formulários que você disponibiliza online com o software de automação de marketing.

Também vai automatizar o contato com essas pessoas, enviando e-mails segmentados e personalizados sem a necessidade de uma pessoa gerenciando o processo o tempo todo.

Como criar uma automação de marketing

Para criar uma automação de marketing você precisa de um software especializado, como o Bulldesk. Acessando a plataforma, você tem disponíveis uma série de funcionalidades que vão ajudar na criação da automação.

Primeiramente, você tem que cadastrar os contatos que já possui. Isso pode ser feito manualmente ou subindo uma planilha em CSV com os dados. Depois, é possível criar modelos de e-mail que serão enviados para cada segmento de contatos.

Esses e-mails são sequenciados na ferramenta de automação, na qual você vai determinar a periodicidade dos envios e o que deve ser feito após cada ação.

Essas configurações, você faz apenas uma vez e elas serão aplicadas a todas as pessoas que entrarem na mesma lista!

Automação de marketing X automação de vendas

Quando perguntadas sobre o que é automação de marketing, muitas pessoas a confundem com a automação de vendas. Por isso, temos que esclarecer que não se trata da mesma coisa.

Automatizar vendas é ter uma ferramenta, como as plataformas de e-commerce, que permitem que o cliente compre um produto sem a necessidade de falar com ninguém da sua empresa.

A automação de marketing, por sua vez, permite escalar o relacionamento com seu público, ampliando as oportunidades de vendas por meio de uma comunicação direcionada.

Ficou interessado, mas ainda tem dúvidas? Veja alguns exemplos de como uma ferramenta de automação de marketing vai te ajudar!