O Funil de vendas é uma representação simples que serve para ilustrar os estágios do processo de vendas de uma empresa.

Ele tenta representar o caminho que vai do primeiro contato com o possível cliente até o fechamento do negócio.

É uma ótima forma para conseguir identificar em que parte do processo de vendas um possível cliente está e, com isso, criar uma abordagem mais eficiente junto com a sua equipe.

Normalmente, toda parte do Funil de vendas é de responsabilidade da sua equipe de vendas.

Mas é possível utilizar a estratégia de Marketing de Conteúdo para auxiliar a sua equipe e aumentar as vendas.

A estratégia de Marketing de Conteúdo utiliza a produção de um conteúdo relevante para se envolver com o público alvo.

Para utilizar a estratégia de Marketing de Conteúdo no Funil de vendas vamos ter que pensar em um tipo de conteúdo para cada etapa do funil.

Topo do Funil

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O topo do funil possui um público que não sabe que tem um problema a ser resolvido pela sua empresa.

Não está buscando nenhuma solução e consequentemente está bem longe de finalizar um negócio.

Temos como objetivo atrair a atenção do cliente para a descoberta do problema e trazer ele cada vez mais para dentro do funil.

Não esqueça de levar em conta que o leitor do Topo do Funil não possui quase nenhum engajamento com a sua marca.

Crie conteúdos interessantes com linguagem simples, para ajudar o leitor a entender o problema, e mostre que existe solução.

Isso vai fazer com que o seu leitor retorne mais vezes ao seu blog ou site em busca de novas informações.

Exemplos de conteúdos para o topo do funil:

  • Posts de blog: Os Blogs possuem um bom alcance e são uma das principais armas do topo de funil, servem para educar o público e criar um relacionamento com o leitor.

  • Materiais Ricos: Materiais ricos, como E-books ou infográficos, normalmente possuem um conteúdo mais aprofundados e costumam solicitar informações do leitor em troca do download, assim, ele entra efetivamente no funil de vendas.

  • Newsletters: Com as informações de contato dos leitores conquistadas, você pode planejar o envio de Newsletter periodicamente, mantendo o seu leitor atualizado com publicações no Blog ou até notícias sobre a sua empresa.

Meio do Funil

Two happy young female customers buying from vintage shop; Shutterstock ID 402839959

O meio do Funil de vendas é a sua oportunidade de levar o potencial cliente para o fundo do Funil e fechar o negócio.

É importante que todos os potenciais clientes no meio do funil já entendam o problema e estejam buscando possíveis soluções.

No meio do Funil de vendas o conteúdo ainda é informativo, porém, é mais voltado para a solução do problema do possível cliente.

Tente mostrar que a sua empresa consegue oferecer serviços que vão atende-lo de forma exemplar.

Você já tem os dados desse possível cliente, use isso ao seu favor na hora de criar conteúdo.

  • Blog Post: Continuam sendo uma ótima opção para o meio do funil de vendas, crie artigos com mais informações sobre o problema e com soluções.

  • Materiais Ricos: Eles são ótimos para conseguir Leads, materiais como E-books, Infográficos ou Whitepaper são cruciais no meio do Funil, crie conteúdos que ajudem o seu Lead a entender que a sua empresa consegue suprir todas as necessidades dele.

  • Cases de sucesso: Mostrar Cases de seus clientes e apresentar os depoimentos sobre o seu produto vão mostrar de forma prática que os problemas de outras empresas já foram solucionados.

  • Newsletter: No meio do Funil de Vendas é uma opção criar Newsletter voltadas para ofertas, divulgar conteúdos ou materiais ricos.

Fundo do Funil

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O seu possível cliente deve sair do Meio do Funil já qualificado, e ele já tem que estar inclinado em fechar o negócio.

Os materiais para o Fundo do Funil são direcionados para os possíveis clientes que podem fechar o negócio.

Devem continuar sendo informativos, comece a direcionar o foco para sua empresa ou produto.

Quanto mais informações os Leads do fundo do Funil de Vendas tiverem maiores as chances de eles fecharem o negócio com a sua empresa.

Alguns exemplos de conteúdo para o fundo do funil são:

  • Cases: É sempre bom ter materiais com informações sobre como a sua empresa já resolve os problemas de outros clientes.

  • Landing Pages: Focar Landing Pages para vendas é uma boa ideia, tenha ofertas específicas, podem ser descontos, acessos temporários e por aí vai.

  • Blog: Criar posts em blog com notícias focadas para a sua empresa e no seu produto é útil para o fundo do funil, mas, não crie uma competição com os posts de outros conteúdos.

O conteúdo serve para auxiliar no processo de vendas da sua empresa, mas não esqueça, a sua equipe de vendas ainda é peça fundamental.

Você conhece a metodologia Inside Sales? Ela ficou muito conhecida por conseguir aumentar o desempenho de equipes de vendas sem gerar mais custos.

Tenha uma rápida introdução sobre o Inside Sales com o nosso material.

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