O time de Customer Success (CS) ou Sucesso do Cliente dá continuidade ao trabalho de vendas. Afinal, de nada adianta ter tanto esforço para fechar uma venda se o consumidor não retorna mais ou acaba insatisfeito com a experiência que teve junto à sua empresa.

Mas por que será que essas duas equipes atuam de forma separada na maioria das organizações? Talvez seja por falta de entendimento sobre a importância do alinhamento entre elas.

Este é o caso da sua organização? Então continue a leitura e conheça X motivos para ter uma equipe de CS e vendas bem alinhada!

Proporciona uma experiência melhor aos seus clientes

Quando a equipe vendas e de customer success estão alinhadas, o relacionamento entre a sua marca e seus clientes sai fortalecido. E o motivo é simples: a experiência se torna uma só, sem altos e baixos.

O consumidor é transferido do marketing para vendas e de vendas para CS de forma natural, organizada e planejada. Assim, não há espaço para falhas de comunicação, gaps no atendimento ou qualquer outro deslize que prejudique a imagem da sua empresa junto ao cliente.

Aumenta o lifetime value dos seus clientes

O alinhamento entre a equipe de vendas e customer success também contribui para o aumento da retenção de clientes, isto é, do lifetime value ou valor do tempo de vida do cliente.

Em outras palavras, as chances de cross sell e up sell se tornam maiores, a recompra acontece com mais frequência e a lealdade à marca aparece rapidamente.

Tudo isso porque o cliente se sente satisfeito com a experiência e desenvolve uma conexão emocional com a sua empresa. Algo que vai muito além de uma oferta de preço mais baixo, por exemplo.

Garante a expansão dos negócios

Deixar todo o processo de captação, conversão e retenção de clientes nas mãos da equipe de vendas gera uma sobrecarga de trabalho que pode impedir o crescimento da sua empresa.

Primeiramente, porque o time de vendas não está focado em uma única tarefa, mas em várias, diluindo esforços. Em segundo lugar porque, invariavelmente, uma das frentes será deixada de lado. E a que costuma sofrer mais com isso é a retenção, justo a que traz maior lucratividade a longo prazo.

Por outro lado, se a equipe de vendas e de customer success estão alinhadas e trabalham de forma integrada, não há com o quê se preocupar. Vendas fica totalmente focada na captação e conversão de clientes, enquanto CS se ocupa garantir o sucesso do cliente, isto é, a fidelização.

Maximiza os resultados

Escalar resultados é o grande desafio da maioria das organizações. Aquelas que possuem modelos de negócios baseados em SaaS (Software as a Service) têm mais vantagens, pois a tecnologia é uma grande aliada.

Já quem possui um modelo de negócios diferenciado, tem um caminho mais longo para fazer crescer o ROI – Retorno sobre o Investimento. Nesse sentido, ter uma equipe de vendas alinhada com a equipe de customer success contribui fortemente para obter mais e melhores resultados.

Enquanto o time de vendas traz novos clientes, o CS mantém os clientes atuais satisfeitos com seus produtos ou serviços. Ou seja, é um ciclo virtuoso, que ganha tração com o tempo.

Sempre que entram novos clientes e estes se mantêm por mais tempo como consumidores da sua empresa, sua lucratividade aumenta. A sustentabilidade do negócio é garantida e novos investimentos podem ser feitos para que a sua organização se torne ainda mais competitiva.

Percebeu como ter uma equipe de vendas e customer success bem alinhada pode fazer diferença nos seus resultados? Então não pare por aqui!

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