Você provavelmente já é leitor assíduo do blog do Bulldesk. Entretanto, se está chegando no blog pela primeira vez, ainda vai ler muita coisa sobre Marketing de Conteúdo. Além disso, falamos muito sobre como aplicar esse e muitos outros conceitos de marketing e estratégias no seu negócio, a fim de vender de forma mais efetiva.

Em primeiro lugar, é preciso destacar que o Marketing Digital tem muitas vertentes; ou seja, é um universo vasto de inúmeros caminhos para você aplicar como tática e estratégia. Por isso que muitas empresas, ao iniciarem seus trabalhos, sofrem ao tentar entender o assunto e adaptar a melhor opção para aquele momento. Mas nada como ter o Bulldesk para manter você informado sobre o que tem de mais atual no mercado. O tema de hoje? Marketing de Conteúdo x marketing nas redes sociais. Qual a melhor maneira de levar conteúdo até o seu público, e qual das duas é o melhor investimento?

Vamos lá!

Antes de mais nada, temos em mente que a internet faz parte da vida das pessoas no mundo inteiro e, no Brasil, esse cenário não é diferente. Dessa maneira, segundo dados de 2017 da Content Trends, os posts em Redes Sociais e em blogs são as táticas mais usadas por empresas em suas estratégias de Marketing de Conteúdo, sendo 85,3% os dados referente à geração de conteúdo para redes sociais e 65,3% aos blogs.

Sendo assim, é possível entender que cada vez mais ela se torna influenciadora do comportamento dos usuários, tendo espaço também para interferir em sua decisão de compra – afinal,  74% dos internautas brasileiros pesquisam na rede sobre produtos antes de comprá-los off-line, segundo pesquisa da comScore.

Mas porque o marketing na internet é tão importante? Qual a diferença entre Marketing de Conteúdo e Marketing nas redes sociais?

A verdade é que tanto um quanto o outro querem te ajudar a conquistar e atrair ainda mais clientes – esse é o propósito de qualquer tática de marketing; mas a forma de incluir e executar a estratégia perfeita varia bastante, e de acordo com a sua necessidade naquele momento.

Sendo assim, existem três pontos bem importantes que distinguem o marketing de conteúdo com o de redes sociais:

1. Foco

Antes de mais nada, no Marketing de Conteúdo, o foco está em produzir conteúdo diferenciado, com um grande valor de conhecimento agregado para um site exclusivo da empresa, que pode ser uma landing page, um blog ou um portal de notícias.

Por outro lado, no caso do marketing nas redes sociais, o tipo de comunicação é mais rápido, diário e dinâmico. O centro da atenção, portanto, vai para usar a plataforma em si da melhor maneira, seja o Facebook, o Twitter, o Instagram, ou qualquer outra rede social.

2. Tipo de conteúdo

Tipo de Conteúdo

A partir do texto, o consumidor pode entender e decidir se é aquele o produto que ele está buscando. Aliás, entregar conteúdo relevante com a linguagem ideal para o seu público-alvo faz toda a diferença. Ou seja: estratégia é tudo!

Pare e planeje com cuidado sua estratégia de Marketing de Conteúdo para Redes Sociais. Afinal, ela será responsável por grande parte do seu sucesso. Além disso, outro ponto essencial é que os conteúdos precisam ser personalizados para cada uma das redes sociais pois cada uma oferece uma forma distinta de se comunicar.

No Marketing de Conteúdo, o conteúdo é criado com base nos que é a empresa. Ou seja, tamanho, formato e apresentação são definidos de acordo com os parâmetros da marca para o site em questão.

Em contrapartida, no caso das redes sociais, o conteúdo é moldado de acordo com as características de cada plataforma, e leva em conta suas limitações. Se o Twitter só permite 140 caracteres, o marketing da sua empresa vai usar da melhor maneira esses 140 caracteres. Se o Instagram tem boomerang, faça boomerangs criativos que chamem a atenção de seu cliente, e por aí vai. Em suma, o formato, o tamanho e a maneira de apresentar conteúdo são padronizados pelas redes.

3. Objetivos

Objetivos

Os objetivos podem se misturar um pouco entre as duas formas de marketing. Ainda assim, observe que as redes sociais, geralmente, focam em posicionamento de marca e criação de audiência.

Mas por que é importante saber disso? Em primeiro lugar, para ajudar você a entender que duas táticas diferentes podem se complementar e serem usadas em conjunto para alcançar alguns objetivos comuns.

Antes de mais nada, para a criação de um conteúdo de qualidade para as suas redes sociais é imprescindível conhecer totalmente seu público-alvo. É preciso saber o que ele gosta; quais redes sociais ele está; quais assuntos ele mais se interessa.

Assim, o segundo passo é criar conteúdo para fidelizar o leitor e fazê-lo entender que você não precisa falar apenas de si mesmo.Busque compartilhar nas mídias sociais conteúdo de outras fontes que sejam relevantes ao seu público.

Por fim, é importante produzir e trabalhar em cima de planejamento e cronogramas. Segundo dados de 2017 da Social Media Trends, as empresas que investem em um calendário editorial definido para redes sociais apresentam uma média de visitas 2,8 vezes maior em comparação às que não se planejam.

E o público?

Portanto, se o foco é criar uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo para mídias sociais, é necessário saber exatamente qual é o gosto do seu público, conquistá-lo pelos seu interesse e mantê-lo próximo através de posts relevantes nas mídias.

Segundo o estadunidense Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, “Marketing de Conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente focado em atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-lo a ações rentáveis como consumidores.”

E as mídias sociais?

No entanto, não adianta ter a melhor estratégia de Marketing de Conteúdo feita, se ela não for aplicada nos canais certos de divulgação, como as Redes Sociais.

A verdade é que a batalha “Marketing de Conteúdo x marketing nas redes sociais” não existe. As duas táticas se complementam e podem ser usadas em conjunto de muitas formas. Aliás, as redes sociais são importantes para impulsionar a sua estratégia de conteúdo e fazer seu blog alcançar resultados mais rapidamente. Cada rede social tem uma finalidade certa, em um dado contexto para uma dada persona.

Então, qual é a grande conclusão? Em vez de pensar em quem vence este duelo que nunca existiu, concentre-se em criar estratégias sólidas em ambos.

Você vai perceber como isso vai fortalecer a sua aquisição de clientes e amadurecer a sua empresa para explorar cada vez mais — e melhor— o marketing digital#FicaDica.

E para automatizar processos e otimizar suas estratégias de Marketing Digital, pode contar com o Bulldesk!

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