No último post do blog do Bulldesk, nós te ensinamos sobre a importância de unir Inbound Sales com uma boa ferramenta de CRM. 

Se você fez isso, vai perceber que sua empresa está com um funil mais organizado, gerando leads mais apropriados e com mais fit, e sua equipe comercial está perdendo cada vez menos tempo. Esse primeiro momento é importante – e um divisor de águas das antigas planilhas e do trabalho manual, para uma ferramenta de automação que facilita a realidade da sua empresa

Porém, nem só de CRM vive o homem. A atenção ao seu consumidor, aos leads e aos clientes se mantém apesar das facilidades que as ferramentas trazem para as equipes. A análise do comportamento de quem compra é necessária, para saber posicionar as equipes, melhorar estratégias e construir os cenários mais adequados. 

Entendendo o Inbound Sales

O alinhamento de uma estratégia de Inbound Marketing junto com a equipe de vendas faz do Inbound Sales a estratégia utilizada pelo comercial – eles possuem a mesma “espinha dorsal” e, se trabalhados juntos, podem melhorar (e muito!) os números da sua empresa. 

Por isso, o primeiro passo para você afiar sua equipe comercial é realizar reuniões constantes com a equipe de marketing. As estratégias devem ser fluidas, únicas em suas diferenças, mas convergentes em muitos pontos. Alinhando esses processos, você facilitará a visualização do seu negócio pelo cliente, que vai buscar um relacionamento melhor, e vai atravessar os funis impostos com facilidade, com uma percepção positiva da sua empresa. 

Para que isso aconteça, atenha-se sempre ao fato de que o marketing de conteúdo bem feito gera leads. A partir desse momento, o Inbound Sales já está entrando em ação e vai esclarecer as dúvidas do lead e criar espaço para que a venda aconteça de forma natural. Quando os dois setores estão em sincronia, eles atingem um objetivo mútuo, e o lead passa a ter como “objetivo” a compra do produto que você está vendendo. 

O que sua equipe de vendas deve saber? 

Seu consumidor precisa ser educado, e é parte do trabalho do vendedor fazer isso. Quando o Inbound Sales está acontecendo (e com a ajuda de uma boa ferramenta de CRM), você irá receber leads mais qualificados. Porém, nem todos os leads estão 100% nos moldes esperados e prontos para adquirir seu produto. 

Pense em você nesse momento, e como sua vida financeira funciona: eu garanto que você não gosta de jogar dinheiro fora e investir suas economias em algo que você não tem certeza de que é bom. Logo, ao se sentir seguro e amparado pela loja, por influência da marca ou do vendedor, você vai comprar o produto sem pensar duas vezes, pois conseguiu confiar no que está investindo. 

Sim, é função da sua equipe comercial desenvolver essa conversa com qualidade, tirar dúvidas, trazer informações precisas e quebrar objeções com responsabilidade. 

Além disso, treine sua equipe para estar aberta a descobrir mais informações sobre o consumidor no geral. Vendedor bom é aquele que vende – mas, acima de tudo, é aquele que conhece o seu produto, vive o dia a dia da sua empresa e está atualizado com a realidade do seu negócio. 

O que os clientes e leads estão falando nos comentários das suas redes sociais? O que eles têm pedido em seu site ou blog? Como têm respondido suas estratégias de Inbound? 

Todas essas respostas contam, e seus vendedores devem estar em dia com essas pequenas demandas. Quanto mais atualizados estiverem, mais conseguirão afiar suas ferramentas e abordar os leads de forma espontânea. A naturalização desse atendimento é peça-chave. 

Como sua equipe comercial percebe suas vendas? 

Se seus vendedores não visualizam cada contato realizado como uma grande oportunidade, algo não está certo. 

Cada diálogo e contato é fundamental para melhorar as estratégias de rapport, encontrar novos caminhos para abordagens e, também, medir que tipo de lead está chegando e quais são os resultados da estratégia de Inbound Marketing que você adotou. 

Afinal de contas, os leads chegam através das formas que você escolheu para atraí-los e a equipe de vendas é quem faz esse contato. É muito importante que seu vendedor estabeleça diálogos saudáveis, de confiança com o consumidor, sirva como um consultor e o oriente, induzindo o funil de vendas. Isso também é parte de uma estratégia de Inbound Sales.

Para entender um pouco mais sobre a importância de afiar sua equipe de Inbound Sales – e como o CRM pode ajudar no processo de vendas –, temos uma leitura complementar, Inbound Sales integrado ao CRM: conheça as vantagens.