No último post do blog do Bulldesk, nós te ensinamos sobre a importância de unir Inbound Sales com uma boa ferramenta de CRM. 

Se você fez isso, vai perceber que sua empresa está com um funil mais organizado. Dessa forma, vai gerar leads mais apropriados e com mais fit. Além de sua equipe comercial perder cada vez menos tempo. Esse primeiro momento é importante! E um divisor de águas das antigas planilhas e do trabalho manual, para uma ferramenta de automação que facilita a realidade da sua empresa

Porém, nem só de CRM vive o homem. A atenção ao seu consumidor, aos leads e aos clientes se mantém apesar das facilidades que as ferramentas trazem para as equipes. A análise do comportamento de quem compra é necessária, para saber posicionar as equipes, melhorar estratégias e construir os cenários mais adequados. 

Entendendo o Inbound Sales

O alinhamento de uma estratégia de Inbound Marketing junto com a equipe de vendas faz do Inbound Sales a estratégia utilizada pelo comercial. Eles possuem a mesma “espinha dorsal” e, se trabalhados juntos, podem melhorar (e muito!) os números da sua empresa. 

Por isso, o primeiro passo para você afiar sua equipe comercial é realizar reuniões constantes com a equipe de marketing. As estratégias devem ser fluidas, únicas em suas diferenças, mas convergentes em muitos pontos. Alinhando esses processos, você facilitará a visualização do seu negócio pelo cliente. Desse modo, elevai buscar um relacionamento melhor, e vai atravessar os funis impostos com facilidade, com uma percepção positiva da sua empresa. 

Para que isso aconteça, atenha-se sempre ao fato de que o marketing de conteúdo bem feito gera leads. A partir desse momento, o Inbound Sales já está entrando em ação e vai esclarecer as dúvidas do lead. Além de criar espaço para que a venda aconteça de forma natural. Quando os dois setores estão em sincronia, eles atingem um objetivo mútuo. Então o lead passa a ter como “objetivo” a compra do produto que você está vendendo. 

O que sua equipe de vendas deve saber? 

Seu consumidor precisa ser educado, e é parte do trabalho do vendedor fazer isso. Quando o Inbound Sales está acontecendo (e com a ajuda de uma boa ferramenta de CRM), você irá receber leads mais qualificados. Porém, nem todos os leads estão 100% nos moldes esperados e prontos para adquirir seu produto. 

Pense em você nesse momento, e como sua vida financeira funciona. Sem dúvidas, você não gosta de jogar dinheiro fora e investir suas economias em algo que não tem certeza se é bom. Logo, ao se sentir seguro e amparado pela loja, por influência da marca ou do vendedor, você vai comprar o produto sem pensar duas vezes. Pois conseguiu confiar no que está investindo. 

Sim, é função da sua equipe comercial desenvolver essa conversa com qualidade e tirar dúvidas. Além de trazer informações precisas e quebrar objeções com responsabilidade. 

Além disso, treine sua equipe para estar aberta a descobrir mais informações sobre o consumidor no geral. Vendedor bom é aquele que vende – mas, acima de tudo, é aquele que conhece o seu produto. Além disso, vive o dia a dia da sua empresa e está atualizado com a realidade do seu negócio. 

O que os clientes e leads estão falando nos comentários das suas redes sociais? O que eles têm pedido em seu site ou blog? Como têm respondido suas estratégias de Inbound? 

Todas essas respostas contam, e seus vendedores devem estar em dia com essas pequenas demandas. Quanto mais atualizados estiverem, mais conseguirão afiar suas ferramentas e abordar os leads de forma espontânea. A naturalização desse atendimento é peça-chave. 

Como sua equipe comercial percebe suas vendas? 

Se seus vendedores não visualizam cada contato realizado como uma grande oportunidade, algo não está certo. 

Cada diálogo e contato é fundamental para melhorar as estratégias de rapport, encontrar novos caminhos para abordagens. Além de medir que tipo de lead está chegando e quais são os resultados da estratégia de Inbound Marketing que você adotou. 

Afinal de contas, os leads chegam através das formas que você escolheu para atraí-los e a equipe de vendas é quem faz esse contato. É muito importante que seu vendedor estabeleça diálogos saudáveis, de confiança com o consumidor. E também sirva como um consultor e o oriente, induzindo o funil de vendas. Isso também é parte de uma estratégia de Inbound Sales.

Para entender um pouco mais sobre a importância de afiar sua equipe de Inbound Sales e como o CRM pode ajudar no processo de vendas. Temos uma leitura complementar, Inbound Sales integrado ao CRM: conheça as vantagens.