Buscando uma excelente ferramenta para entender melhor o público do seu site e mensurar os resultados de marketing digital?  Uma das ferramentas primordiais de uma boa estratégia digital: prazer, Google Analytics!

O Google Analytics é uma ferramenta desenvolvida pela empresa Google com o intuito de coletar e analisar informações e dados qualitativos e quantitativos do universo da experiência de usuários da internet. Além disso, o Analytics permite avaliar o desempenho de páginas e sites.

Em suma, a ferramenta possui uma infinidade de aplicabilidades de análise que podem aprimorar os resultados conforme o segmento de cada negócio.

Como por exemplo: aumentar o número de vendas ou serviços em sites e-commerce; coletar o máximo de informações de usuários para sites de geração de leads. Do mesmo modo, é possível encorajar o engajamento e aumentar a frequência de visitas de geradores de conteúdo; ajudar os usuários a encontrar informações com mais rapidez em sites institucionais e informacionais.

O Analytics permite acompanhar diversas informações sobre seu domínio. Você sabe desde o volume de visitas até o tempo que o usuário gasta nas páginas. Também fica fácil identificar os canais de origem e até mesmo as conversões. Ou seja, prato cheio de dados para entender melhor quem são as suas personas e, assim, tornar as estratégias de marketing ainda mais efetivas!

Qual a melhor forma de usar a ferramenta?

Qual a melhor forma de usar a ferramenta?

A partir da coleta dos dados e geração de relatórios, é possível aplicar técnicas de análise de comportamento de usuários. Por exemplo, é possível analisar a segmentação de sessões por dia e hora ou a experiência e o engajamento dos usuários por tipo de device (desktop, mobile, tablet). Além disso, você consegue comparar os resultados e performance dos diferentes canais de marketing para diferentes ações de divulgação de um site.

Do mesmo modo, fica fácil determinar tendência de comportamento e preferências de conteúdos. Você descobre tudo a partir da segmentação e agrupamento das características dos usuários. Sexo, idade, localização e seus interesses, entre muitas outras possibilidades.

Quando o assunto é marketing digital, medir o resultado de campanhas e entender o comportamento dos visitantes que acessam o seu site é imprescindível. É imprescindível ter em mente que para melhorar a experiência da utilização e obter com efetividade todas as possibilidades do Google Analytics, é fundamental a clareza dos objetivos e necessidades ao usar a ferramenta, bem como a geração de resultados.

O Google Analytics é gratuito, tem interface amigável, de fácil integração com outros produtos do Google. Além disso, a ferramenta possui uma altíssima capacidade de processamento de dados que permite extrair relatórios personalizados para diferentes necessidades – das análises mais básicas aos relatórios mais complexos.

configurando sua conta no Google Analytics

Configurando sua conta no Google Analytics

Agora, a pergunta que não quer calar: mas por onde começar e como fazer esse raios de Google Analytics acontecer? Aí, o Bulldesk te responde. Esse tal Google é tão incrível que ele não só facilita a vida da sua empresa, como também facilita a sua e explica tudo, tim tim por tim tim, em seu site.

Para ficar ainda mais fácil, a gente explica também em outras palavras pra você!

Primeiramente, saiba que a estrutura básica do Google Analytics é bem simples: Conta principal > Propriedades > Vistas de Propriedades.

A conta principal é a que irá gerenciar tudo, sendo possível até mesmo ter mais de uma propriedade cadastrada. Algumas configurações podem ser feitas diretamente no nível de conta. Aliás, para criar uma conta você deve utilizar, obrigatoriamente, um e-mail do Google ou do G-Suite.

Contudo, sua conta no Analytics não se limita a um site. Você pode ter várias propriedades dentro de uma mesma conta, desde que você às cadastre e configure corretamente.

As Vistas de Propriedades são a visão final, utilizada para nortear os relatórios. Lá estão as configurações de e-commerce, acompanhamento de conversão, entre outras coisas. Nesse sentido, você pode controlar o acesso de usuários em 3 níveis, caso possua mais colaboradores e uma grande equipe por trás. Dessa maneira, você consegue gerenciar melhor o que cada um pode ver ou fazer com os dados do tráfego do seu site.

Assim sendo, quando você terminar de configurar o Google Analytics em seu site, a interface básica ficará disponível. Ela mostra todos os dados do tráfego que o seu site está recebendo. Neste momento você vai poder explorar várias opções na barra da esquerda, como dados sobre a aquisição de novos visitantes e informações sobre seu público-alvo, por exemplo.

E na prática, como fica?

Para fazer um bom uso do Google Analytics é preciso conhecer suas métricas, números e gráficos. Afinal, de nada adianta ter um trabalhão para configurar todo o seu site se você não conseguir entender os resultados apresentados. Dessa forma, além de acompanhar os relatórios pelo seu computador, existe também a opção do App do Google Analytics, disponível em Android e Apple. Com o app, o acompanhamento dos relatórios ganha mobilidade.

A verdade é que o Google Analytics é uma ferramenta indispensável para qualquer projeto web uma vez que desponta como uma oportunidade de geração de insights recorrentes para o seu negócio. Além disso, são dados extremamente confiáveis e que servirão de base para muita tomada de decisão.

É muito importante entender sua audiência para que ela se conecte com você de maneira fluída e não troque seu site pelo dos concorrentes. O Google Analytics mostra exatamente onde seu negócio está tendo sucesso e onde ele precisa melhorar. A ferramenta é um importante aliado do seu marketing digital, já que possui centenas de variáveis ​​diferentes para rastrear todos os infinitos dados do seu site.

O que dizem os dados?

Basta fazer login no Google Analytics e olhar para todas as informações na ferramenta para ver como elas são irresistíveis. Felizmente, você não precisa olhar para todas elas. Você só precisa saber como encontrar os dados certos para entender melhor seus resultados.

O melhor é que você não precisa desperdiçar horas analisando relatórios, nem exportando dados para o Excel. Depois que aprender a utilizar todas as métricas corretamente, você está apto a corrigir seus erros rapidamente. Dessa forma, obtém cada vez mais novos clientes.

E como já diria o próprio Google: depois de instalar o código de acompanhamento no seu site ou aplicativo e configurar sua conta do Google Analytics, faça o download do app do Google Analytics no Google Play. Dessa maneira, você possa levar os relatórios do Google Analytics a qualquer lugar. Quer dizer, qualquer lugar em que tenha uma conexão.

Qualquer coisa é só chamar o Bulldesk, combinado?

Boa sorte! 😉

TESTE O BULLDESK 7 DIAS GRÁTIS