Está se perguntando se vale a pena investir em uma ferramenta de automação de marketing para a sua empresa? Confira os 10 motivos que listamos e tire todas as suas dúvidas.

1 Nutrição de leads

Normalmente leads gerados por estratégias de marketing não estão prontos para fechar um negócio logo de cara. Com uma ferramenta de automação de marketing, a sua empresa mantém um relacionamento saudável, nutrindo esses leads, até que estejam aptos a fechar o negócio.

2 Menor acúmulo de atividades para o marketing

Ferramentas de automação de marketing aumentam a eficiência de processos que normalmente são de responsabilidade das equipes de marketing. Automatizar esses processos, reduz o tempo gasto pela equipe e torna a jornada de compra mais produtiva.

3 Gerar mais leads

As ferramentas de automação de marketing fornecem todas as funcionalidades essenciais para executar uma estratégia de geração de leads com eficiência. Empresas que utilizam esse tipo de ferramenta geram pelo menos 6x mais leads do que empresas que não utilizam.

4 Eficiência do funil de vendas

Em todo o processo de compra existem estágios diferentes, que cada potencial cliente precisa percorrer até estar apto a fechar um negócio. Dessa forma, é possível monitorar cada ação realizada por esse potencial cliente, em relação a sua empresa, as ferramentas de automação de marketing conseguem identificar os interesses desse lead e em qual estágio do funil ele se encontra. Baseado nisso, será enviado o conteúdo apropriado para que ele caminhe no processo de compra.

5 Tickets maiores

Com ferramentas de automação de marketing é possível educar seus leads através de fluxos de nutrição. Se essa educação for eficiente seus leads irão fechar negócios com tickets maiores, afinal, quanto mais conhecimento um lead tem sobre o tema, melhor ele vai enxergar as soluções disponíveis e vai estar disposto a aplicar uma parcela maior do seu orçamento na solução.

6 Maior taxa de retenção

A automação de marketing é bastante efetiva para melhorar o trabalho de retenção de clientes, do mesmo modo que os leads com mais conhecimento geram tickets maiores,  eles também já entendem e sabem o que esperar do seu produto/serviço.

7 Diminuição do ciclo de vendas

Empresas que utilizam ferramentas de automação de marketing tendem a ter um ciclo de vendas mais rápido, pois possuem estratégias de gestão e nutrição de leads. Se seus leads estão mais preparados para fechar um negócio, a venda se torna mais veloz.

8 Equipe de vendas mais produtiva

As ferramentas de automação de marketing são responsáveis por etapas no processo de compra, essas etapas devem servir para preparar os leads até que a equipe de vendas entre em contato. Se as etapas de preparação forem efetivas, a equipe de vendas recebe leads mais preparados. E assim, garante uma maior taxa de fechamento de negócio.

9 Comunicação personalizada

Com uma ferramenta de automação de marketing apropriada é possível segmentar toda a sua base de contatos, por inúmeros critérios. Isso permite que que as empresas consigam variar a comunicação de acordo com o perfil de cada lead. Essa comunicação personalizada influencia diretamente na jornada de compra de cada um, pois cada lead acaba percorrendo seu próprio processo.

10 Métricas

As campanhas de automação de marketing tendem a ser bem segmentadas. Com isso, suas métricas são melhores do que campanhas de e-mail marketing, por exemplo. E, consecutivamente, geram uma influência em métricas ainda mais importantes.

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