Há quem diga que o e-mail marketing é uma estratégia falida de comunicação. Em geral, as pessoas gostam de prever crises, e o e-mail marketing, os jornais e os livros físicos foram alvos desses prognósticos de falência.

A boa notícia, entretanto, é que eles estavam errados. Não, o e-mail marketing não deve ser um meio ignorado em sua estratégia de marketing digital. Números, empresas e pessoas são a prova de que eles ainda funcionam, e funcionam muito. Então, vida longa ao e-mail marketing e vamos aqui, neste artigo, compreender:

  • O que é um e-mail marketing

  • Quais são os objetivos de um e-mail marketing?

  • O que um bom e-mail marketing deve conter?

  • Quais métricas você deve observar?

Além de outros pontos de interesse, como: automação de envio, assuntos infalíveis para abertura, mailing e segmentação e, o mais importante, o CONTEÚDO do e-mail, com base na sua persona.

O que é um e-mail marketing?

Diferente dos e-mails corporativos, que costumam conter uma linguagem formal; e dos releases de imprensa, que tem como objetivo informar e manter uma relação com o público, avisando, por exemplo, das últimas notícias e publicações; o E-MAIL MARKETING se caracteriza, principalmente, por ter como finalidade a ATRAÇÃO, CAPTAÇÃO e RETENÇÃO de seus leads, através de comunicações que divulgam conteúdos de aprendizado, promoções, inscrição em eventos, dentre outros.

Desta forma, instigam o download de materiais, engajamento e, por consequência, a movimentação da base.

e-mail marketing

Benefícios do envio de e-mail marketing

Muito longe de ser uma comunicação furada, o e-mail marketing oferece opções que nenhum outro meio é capaz de proporcionar. Afinal, agora que você preencheu sua base de dados com leads devidamente cadastrados, é possível trabalhá-los de diferentes formas através do e-mail: com envios pontuais, fluxos de nutrição, ofertas, lançamentos, ou até mesmo, informativos.

Entre os principais benefícios da utilização dessa ferramenta de comunicação, podemos destacar os seguintes tópicos:

Personalização

Através do e-mail você consegue conversar diretamente com o seu lead, segmentando ele de acordo com os assuntos que o interessa, além de usar seu nome na comunicação, com uma variável de automação, causando ainda mais afinidade entre ele o seu negócio.

Alta abrangência

Um outro benefício do envio de e-mail marketing corresponde ao seu alcance de público, já que permite a você segmentar o envio por personas, ou disparar para toda a base. Claro que o mailing dependerá sempre do CONTEXTO da comunicação.

Mas esse é, sem dúvidas, um meio de grande alcance, que proporciona agilidade de envio e facilidade de segmentação, dada às ferramentas de automação de marketing existentes no mercado hoje.

Custo-benefício

Por ser um canal amplo e que agrega todas as gerações, o e-mail também se mostra como a ferramenta com melhor custo-benefício entre os meios disponíveis hoje.

O ideal é que se invista em uma boa ferramenta para segmentação, envio e métricas do seu e-mail. Essa mesma plataforma de automação de marketing pode também promover o gerenciamento dos seus leads, criação de landing pages, fluxos de nutrição, LEAD SCORING e outras funcionalidades.

Múltiplos formatos

Flexível e ecológico, o e-mail marketing também possibilita a inserção de múltiplos formatos de mídia. Assim, é possível explorar imagens e vídeos, além de disponibilizar materiais como ebooks e podcasts para download.

Retorno em curto prazo

Por ser um meio de comunicação eficaz e que atinge milhares de pessoas em uma mesma segmentação, o e-mail marketing, em geral, permite a você enxergar retornos em curto prazo.

O tempo de resposta pode variar entre alguns minutos e até 3 dias. Desta forma, já é possível verificar se os resultados foram atingidos através das medições de abertura, clique, preenchimento e download, por exemplo.

Você também pode gostar de:

Como criar um eBook do começo ao fim

O que um bom e-mail marketing deve ter?

A primeira coisa que é preciso ter em mente antes de efetuar um envio é: para QUEM você está falando? O conteúdo do seu e-mail sempre deve ter como base os interesses da persona para quem o envio é destinado, ou seja, antes de automatizar é necessário CONHECER a sua persona e customizar a comunicação pensando em quais são os objetivos, dores e desafios daquele perfil, e como você pode ajudá-lo.

e-mail marketing 3

Além disso, você deve sempre explorar conteúdo RELEVANTE, que entregue valor para quem está recebendo. Evite assuntos clichês e vazios, e procure entender, ao máximo, a dor da sua persona.

Você também pode seguir algumas orientações simples na hora de escrever, tais como:

  • Prefira utilizar um assunto de e-mail que tenha de 4 a 6 palavras.

  • Lembre-se sempre de dar atenção para os e-mails RESPONSIVOS, 50% dos e-mails são lidos hoje na versão MOBILE.

  • Utilize, no máximo, 2 CTAS (botões de ação).

  • Imagine que sua persona está lendo o seu texto com o dedão, portanto, torne-o ESCANEÁVEL.

  • Remova os menos engajados do mailing, em geral, àqueles que não interagem com o seu conteúdo mais de 6 meses.

  • Faça TESTES frequentes: de assunto, conteúdo, layout, botões, etc.

  • Meça a sua performance sempre e tente corrigir tudo o que não deu certo.

Fique atento às MÉTRICAS

Métricas, de forma geral, indicam RESULTADOS, e com o e-mail marketing não é diferente. Por isso, somente com os números você saberá se a comunicação enviada foi efetiva, ou não.

Há uma máxima no marketing que diz que o melhor conteúdo é aquele que entrega o que a persona precisa, no momento em que ela precisa. Logo, para entender se o seu conteúdo está funcionando de tal maneira, você deve estar atento às MÉTRICAS, pois elas dirão tudo e poderão indicar os melhores caminhos.

Para o e-mail marketing, você poderá observar os seguintes números:

  • Taxa de abertura: indica o percentual do mailing que se interessou pelo assunto e decidiu abrir o e-mail.

  • Taxa de clique: indica àqueles que interagiram de fato com o conteúdo colocado ali e decidiram clicar saindo do e-mail.

  • Taxa de descadastramentos: pode ser um indício de uma série de problemas, como: envios frequentes de e-mail, desinteresse por aquele assunto, ou desinteresse por seu produto ou serviço. De qualquer forma, o descadastro significa o abandono total de interação daquele lead com o seu negócio.

Existem ainda outras taxas secundárias, como:

  • Número de entregas efetuadas com sucesso.
  • Marcados como spam.

O importante mesmo é pensar sempre no CONTEXTO de envio dos e-mails, verificar o assunto, o que estava sendo oferecido, o mailing (se foi adequado ou não) e a quantidade de envios que vem sendo feito, para ser capaz de AVALIAR a qualidade dos resultados.

O e-mail marketing é SIM uma estratégia fundamental para o seu negócio.

Não, o e-mail marketing não morreu e ainda está muito longe de isso acontecer. Pesquisas recentes apontam que cerca de 77,2% das empresas adotam essa estratégia exatamente pela série de BENEFÍCIOS que listamos aqui.

Sua eficiência e custo-benefício fazem do e-mail marketing uma estratégia primordial para as campanhas de Marketing Digital de qualquer produto ou serviço.

No entanto, antes de sair disparando e-mails para a sua base de leads, lembre-se sempre das boas recomendações de conteúdo, contexto, personalização e regras básicas de envio; além, é claro, de fazer testes e observar as métricas para alcançar bons resultados!