Há quem diga que o e-mail marketing é uma estratégia falida de comunicação. Em geral, as pessoas gostam de prever crises, e o e-mail marketing, os jornais e os livros físicos foram alvos desses prognósticos de falência.
A boa notícia, entretanto, é que eles estavam errados. Não, o e-mail marketing não deve ser um meio ignorado em sua estratégia de marketing digital. Números, empresas e pessoas são a prova de que eles ainda funcionam, e funcionam muito. Então, vida longa ao e-mail marketing e vamos aqui, neste artigo, compreender:
- O que é um e-mail marketing
- Quais são os objetivos de um e-mail marketing?
- O que um bom e-mail marketing deve conter?
- Quais métricas você deve observar?
Além de outros pontos de interesse, como: automação de envio, assuntos infalíveis para abertura, mailing e segmentação e, o mais importante, o CONTEÚDO do e-mail, com base na sua persona.
O que é um e-mail marketing?
Diferente dos e-mails corporativos, que costumam conter uma linguagem formal; e dos releases de imprensa, que tem como objetivo informar e manter uma relação com o público, avisando, por exemplo, das últimas notícias e publicações; o E-MAIL MARKETING se caracteriza, principalmente, por ter como finalidade a ATRAÇÃO, CAPTAÇÃO e RETENÇÃO de seus leads, através de comunicações que divulgam conteúdos de aprendizado, promoções, inscrição em eventos, dentre outros.
Desta forma, instigam o download de materiais, engajamento e, por consequência, a movimentação da base.
Benefícios do envio de e-mail marketing
Muito longe de ser uma comunicação furada, o e-mail marketing oferece opções que nenhum outro meio é capaz de proporcionar. Afinal, agora que você preencheu sua base de dados com leads devidamente cadastrados, é possível trabalhá-los de diferentes formas através do e-mail: com envios pontuais, fluxos de nutrição, ofertas, lançamentos, ou até mesmo, informativos.
Entre os principais benefícios da utilização dessa ferramenta de comunicação, podemos destacar os seguintes tópicos:
Personalização
Através do e-mail você consegue conversar diretamente com o seu lead, segmentando ele de acordo com os assuntos que o interessa, além de usar seu nome na comunicação, com uma variável de automação, causando ainda mais afinidade entre ele o seu negócio.
Alta abrangência
Um outro benefício do envio de e-mail marketing corresponde ao seu alcance de público, já que permite a você segmentar o envio por personas, ou disparar para toda a base. Claro que o mailing dependerá sempre do CONTEXTO da comunicação.
Mas esse é, sem dúvidas, um meio de grande alcance, que proporciona agilidade de envio e facilidade de segmentação, dada às ferramentas de automação de marketing existentes no mercado hoje.
Custo-benefício
Por ser um canal amplo e que agrega todas as gerações, o e-mail também se mostra como a ferramenta com melhor custo-benefício entre os meios disponíveis hoje.
O ideal é que se invista em uma boa ferramenta para segmentação, envio e métricas do seu e-mail. Essa mesma plataforma de automação de marketing pode também promover o gerenciamento dos seus leads, criação de landing pages, fluxos de nutrição, LEAD SCORING e outras funcionalidades.
Múltiplos formatos
Flexível e ecológico, o e-mail marketing também possibilita a inserção de múltiplos formatos de mídia. Assim, é possível explorar imagens e vídeos, além de disponibilizar materiais como ebooks e podcasts para download.
Retorno em curto prazo
Por ser um meio de comunicação eficaz e que atinge milhares de pessoas em uma mesma segmentação, o e-mail marketing, em geral, permite a você enxergar retornos em curto prazo.
O tempo de resposta pode variar entre alguns minutos e até 3 dias. Desta forma, já é possível verificar se os resultados foram atingidos através das medições de abertura, clique, preenchimento e download, por exemplo.
Você também pode gostar de:
Como criar um eBook do começo ao fim
O que um bom e-mail marketing deve ter?
A primeira coisa que é preciso ter em mente antes de efetuar um envio é: para QUEM você está falando? O conteúdo do seu e-mail sempre deve ter como base os interesses da persona para quem o envio é destinado, ou seja, antes de automatizar é necessário CONHECER a sua persona e customizar a comunicação pensando em quais são os objetivos, dores e desafios daquele perfil, e como você pode ajudá-lo.
Além disso, você deve sempre explorar conteúdo RELEVANTE, que entregue valor para quem está recebendo. Evite assuntos clichês e vazios, e procure entender, ao máximo, a dor da sua persona.
Você também pode seguir algumas orientações simples na hora de escrever, tais como:
- Prefira utilizar um assunto de e-mail que tenha de 4 a 6 palavras.
- Lembre-se sempre de dar atenção para os e-mails RESPONSIVOS, 50% dos e-mails são lidos hoje na versão MOBILE.
- Utilize, no máximo, 2 CTAS (botões de ação).
- Imagine que sua persona está lendo o seu texto com o dedão, portanto, torne-o ESCANEÁVEL.
- Remova os menos engajados do mailing, em geral, àqueles que não interagem com o seu conteúdo mais de 6 meses.
- Faça TESTES frequentes: de assunto, conteúdo, layout, botões, etc.
- Meça a sua performance sempre e tente corrigir tudo o que não deu certo.
Fique atento às MÉTRICAS
Métricas, de forma geral, indicam RESULTADOS, e com o e-mail marketing não é diferente. Por isso, somente com os números você saberá se a comunicação enviada foi efetiva, ou não.
Há uma máxima no marketing que diz que o melhor conteúdo é aquele que entrega o que a persona precisa, no momento em que ela precisa. Logo, para entender se o seu conteúdo está funcionando de tal maneira, você deve estar atento às MÉTRICAS, pois elas dirão tudo e poderão indicar os melhores caminhos.
Para o e-mail marketing, você poderá observar os seguintes números:
- Taxa de abertura: indica o percentual do mailing que se interessou pelo assunto e decidiu abrir o e-mail.
- Taxa de clique: indica àqueles que interagiram de fato com o conteúdo colocado ali e decidiram clicar saindo do e-mail.
- Taxa de descadastramentos: pode ser um indício de uma série de problemas, como: envios frequentes de e-mail, desinteresse por aquele assunto, ou desinteresse por seu produto ou serviço. De qualquer forma, o descadastro significa o abandono total de interação daquele lead com o seu negócio.
Existem ainda outras taxas secundárias, como:
- Número de entregas efetuadas com sucesso.
- Marcados como spam.
O importante mesmo é pensar sempre no CONTEXTO de envio dos e-mails, verificar o assunto, o que estava sendo oferecido, o mailing (se foi adequado ou não) e a quantidade de envios que vem sendo feito, para ser capaz de AVALIAR a qualidade dos resultados.
O e-mail marketing é SIM uma estratégia fundamental para o seu negócio.
Não, o e-mail marketing não morreu e ainda está muito longe de isso acontecer. Pesquisas recentes apontam que cerca de 77,2% das empresas adotam essa estratégia exatamente pela série de BENEFÍCIOS que listamos aqui.
Sua eficiência e custo-benefício fazem do e-mail marketing uma estratégia primordial para as campanhas de Marketing Digital de qualquer produto ou serviço.
No entanto, antes de sair disparando e-mails para a sua base de leads, lembre-se sempre das boas recomendações de conteúdo, contexto, personalização e regras básicas de envio; além, é claro, de fazer testes e observar as métricas para alcançar bons resultados!