Nós já falamos aqui no blog do Bulldesk sobre como a gestão do relacionamento com o cliente é fundamental para o aumento das vendas e sucesso das empresas. Para tanto, nada como um software de CRM que organize o funil de vendas e concentre as informações de toda a jornada dos prospects ou clientes.

Assim, toda as equipes de marketing e de vendas trabalham em equilíbrio em prol do principal objetivo: concretizar a venda e conquistar um cliente.

Contudo, caso sua empresa seja de pequeno porte, fica a dúvida: será que é preciso realmente um software de CRM? A resposta é: sim! Ninguém começa um negócio sem visar um futuro de sucesso, certo? Por conta disso, fatores como a escalabilidade do business são preponderantes ao optar por um CRM para pequenas empresas. Afinal, mesmo que sua equipe comercial seja pequena, nada como permitir que ela atenda cada vez mais prospects, certo?

Mas vamos por partes! Além da escalabilidade das vendas, um atendimento rápido e de excelência é fundamental para qualquer tipo de empresa, principalmente as pequenas. O atendimento, aliás, costuma ser um dos grandes diferenciais entre pequenas e grandes empresas: com um negócio menor, você consegue dar ainda mais atenção para quem quer fazer negócio com você.

Além disso tudo, o CRM possui inúmeras outras vantagens e aplicações em negócios pequenos. Continue a leitura e conheça cada uma delas.

Otimização de processos

Um sistema de CRM para pequenas empresas delineia perfeitamente o funil de vendas, bem como cada etapa da jornada de compra do cliente. Assim, você visualiza a trajetória do prospect desde o contato inicial até o pós-venda, num pipeline bem definido. Tudo bem organizadinho!

Contudo, não é só o caminho do lead que fica organizado: a equipe comercial também! Tendo em vista as inúmeras possibilidades de permissão e divisão nos softwares de CRM, você pode organizar e dividir o atendimento da sua equipe da maneira mais eficaz possível. O gerenciamento desses processos também fica mais fácil, pois você consegue ver o que cada vendedor está fazendo, com as informações de venda e contato num só lugar.

Ou seja: as informações do cliente e da sua equipe ficam reunidas e organizadas, otimizando todo o processo comercial e preparando o terreno para ainda mais vendas!

Economia de tempo

Com todo o processo bem organizado, você economiza tempo! Com a nutrição adequada do lead que o CRM permite, sem deixar passar prazos e perder informações, você consegue diminuir o tempo necessário para concretizar a venda.

E não somente isso: com a equipe comercial alinhada com uma ferramenta dessas em mãos, seus vendedores conseguem otimizar o tempo de trabalho para alcançar ainda mais leads. Afinal, todas as informações da venda estão reunidas e organizadas, facilitando demais o trabalho dessa equipe.

Análise de informações relevantes

Em um sistema CRM, você reúne todas as informações do lead relevantes para o processo comercial do seu negócio: de onde ele vem, quem ele é, sua idade, seu contato, seu aniversário, suas preferências, toda a jornada que ele percorreu, qual o momento mais adequado para abordagem ativa, seu histórico de compras, seus feedbacks etc.

Além disso, acessa todo o desempenho da equipe comercial: número de vendas, número de prospects, tempo investido por cliente e registros de atendimento.

Veja só: são muitas informações valiosas que cabem num CRM e são facilmente extraídas para sua análise. Elas contribuem para tomadas de decisões assertivas e um acompanhamento constante do desempenho da sua empresa!

Como escolher um CRM para pequenas empresas?

Que o CRM vai ajudar sua pequena empresa a organizar o negócio e otimizar as vendas, isso é fato! Porém, como escolher o CRM ideal para sua realidade?

  • Prefira um CRM com automação. Assim, você integra o sistema CRM com ações de automação que nutrem o lead de forma mais rápida e eficaz.
  • Escolha um CRM fácil de usar. Alguns sistemas de CRM mais robustos são complicados para implementar em pequenas empresas. Prefira opções mais simples – tanto na implementação quanto no uso diário.
  • Garanta um suporte adequado. Antes de escolher, verifique se a empresa oferece um suporte de qualidade. Afinal, durante a implementação, você e sua equipe precisam de suporte para que o processo contemple plenamente a realidade da empresa.
  • Considere custo-benefício. Nem sempre o mais caro vai ser o ideal e vice-versa. O melhor é comparar as necessidades do negócio com as funcionalidades da ferramenta.

Viu só? Por conta disso tudo e muito mais, o CRM é uma ferramenta estratégica para seu negócio. E o Bulldesk te explica ainda mais sobre o assunto nesse post aqui!