Quando se trata de campanhas de marketing, não são apenas as ferramentas de automação de marketing que fazem a diferença nos resultados. O CRM também é um grande aliado, fornecendo uma série de recursos e funcionalidades que podem ampliar sua compreensão sobre o seu público e os seus resultados.

Quer saber como utilizar a sua ferramenta de CRM para melhorar suas campanhas de marketing? Siga com a leitura!

Segmentação de públicos

Por muito tempo, o marketing trabalhou com o conceito de público-alvo. Embora seja uma maneira de identificar o perfil do seu cliente, não é a forma ideal, pois continua sendo uma análise genérica sobre um grande grupo de consumidores.

Nesse sentido, é necessário aprofundar o conhecimento sobre as personas do seu negócio. E o CRM é a ferramenta que permite criar critérios mais detalhados de agrupamento, com base não só em dados sociodemográficos mas também comportamentais.

Segmentando seu público de acordo com informações sociodemográficas e comportamentais, suas mensagens de marketing se tornam mais assertivas, pois entregam a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento exato em que ela precisa.

Análise de dados

Ferramentas de CRM geram relatórios analíticos que fornecem inúmeros insights para quem deseja melhorar suas campanhas de marketing.

Informações como número de leads gerados, fonte desses leads, interações em cada página e taxa de conversão são apresentadas de forma clara e intuitiva.

Assim, qualquer pessoa, seja de marketing ou de vendas, pode acompanhar a performance de cada campanha e extrair dados que facilitem a tomada de decisão com relação aos próximos passos da estratégia.

A análise de dados contribui para que as ações de marketing se tornem proativas, e não reativas. Em outras palavras, você não espera que os resultados negativos apareçam para tomar uma providência. Você age diariamente para garantir o sucesso da sua estratégia.

Alinhamento entre marketing e vendas

Para que uma campanha de marketing tenha sucesso, é fundamental que haja alinhamento entre marketing e vendas. Isto é, ambos setores devem ter a mesma compreensão sobre quem é o cliente ideal, o que ele precisa e como a empresa pode ajudar.

Além disso, o alinhamento entre marketing e vendas, também chamado de smarketing, faz com que as duas equipes compartilhem o mesmo entendimento sobre o que são leads qualificados, facilitam o fluxo de oportunidades de negócios para a organização.

Mas como o CRM promove esse alinhamento?

Registrando os critérios definidos pelas equipes de marketing e vendas para identificar um lead qualificado de marketing (MQL) e um lead qualificado de vendas (SQL).

Dessa forma, o marketing tem condições de desenvolver personas mais afinadas com o perfil de cliente ideal da organização e, consequentemente, criar campanhas capazes de atrair esse perfil de consumidor.

Relacionamento com o cliente

Uma boa ferramenta de CRM também registra todas as interações entre empresa e cliente, guardando um histórico de relacionamento que é vital para melhorar as campanhas de marketing.

Com base nas informações armazenadas, o time de marketing fica sabendo quais são as principais dúvidas de leads e clientes durante a jornada de compra e pode usar esses dados para aumentar as conversões, por meio da produção de conteúdo personalizado.

O histórico dos clientes atuais também é essencial para conhecer melhor o ciclo de vida de cada cliente e desenvolver estratégias que aumentem a retenção de clientes. Afinal, quanto mais tempo um cliente permanece comprando da sua empresa, maior é o retorno sobre o investimento de marketing.Você gostou de saber como utilizar sua ferramenta de CRM para melhorar suas campanhas de marketing? Então com certeza você vai querer saber como o CRM pode se transformar em um diferencial estratégico para o seu negócio!