Para criar um eBook do começo ao fim, vamos começar citando um exemplo bem simples: sua empresa é promotora de eventos e aluga artigos para decoração de festas e você está a procura de novos clientes – e ainda não possui site (ou possui… bom, tanto faz!).

No primeiro momento, sua ideia é criar um projeto de planejamento estratégico para expandir a marca na região x.

Depois de horas pensando, você encontra uma solução: se estamos no mundo digital, a melhor ativação é atingir esse tal público selecionado, certo?

Que tal um eBook?

Esse material apresenta estratégias mais inteligentes, focadas nas necessidades do consumidor, prontas para atrair, converter e engajar pessoas com a ajuda de conteúdos ricos.

Então, o primeiro passo já foi dado: precisamos criar um eBook. Você já conhece o potencial do mercado digital e resolveu criar um material rico para gerar maior visibilidade de marca e, principalmente, mais vendas e lucro para o seu negócio.

Relaxa, não é tão complicado assim. Vamos lá?

Escolhendo o tema

Se a sua empresa é promotora de eventos, não vai ser tão difícil escolher o tema, né? Focaremos em festas, casamentos, aniversários, shows, artigos decorativos, tudo relacionado ao tema do seu negócio.

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Quando decidimos o assunto e sabemos quem queremos atingir (público-alvo de venda), tudo fica mais claro e as ideias vão surgindo.

Crie uma lista com várias possibilidades de temas. Vamos ser legais e postar algumas aqui, saca só:

  • Como organizar a sua própria festa sem gastar muito;
  • 10 passos práticos para você realizar uma festa infantil;
  • Tendências 2018: as principais temáticas para decorar o seu evento;
  • 10 perguntas comuns sobre organização de eventos;

Todos esses temas são fáceis de abordar mais conteúdo. Mas lembre-se: mais conteúdo não significa melhor conteúdo.

Seja objetivo e não fuja do tema selecionado pela sua empresa. Se está falando sobre artigos decorativos, nada de comentar sobre os principais itens para levar em um show!

Lembre-se: cada tema possui um objetivo de venda diferente!

Tema escolhido? Beleza, vamos para o próximo passo!

Estruturando o conteúdo

Abre o bloco de notas aí! Com o tema escolhido e personas definidas, não esqueça que sempre devemos seguir o funil de vendas.

Afinal, você precisa ter em mente quem pretende atingir, onde elas se encontram e como conduzi-las para o próximo estágio.

O primeiro passo é escrev… não! Pode parar! O primeiro passo não é encher de conteúdo o bloco de notas.

Precisamos estruturar, de forma organizada, todo o planejamento do seu material. Anote tudo que você vai colocar e/ou precisar. Por exemplo:

  • Títulos;
  • Subtítulos;
  • Referências;
  • Imagens/fotos;
  • Citações;
  • Ilustrações;
  • Gráficos;
  • Infográficos;
  • Outros elementos que dão vida ao seu material.

Depois de anotar, é hora de produzir, escrever e diagramar o eBook.

A nossa dica é: gerencie melhor o seu tempo. Na hora de produzir conteúdo, você tem outras coisas para se preocupar, não é mesmo?

Contrate um freelancer que desenvolva tudo o que você precisa para ter um eBook de sucesso.

Só não esqueça de usar a mesma linguagem do seu público, de explicar termos técnicos, ser objetivo e não fugir do planejamento estratégico.

Como estamos tratando de algo digital, não esqueça de formatar em utilização responsiva também.

Afinal, a formatação do seu ebook deve levar em consideração os dispositivos mais utilizados pelo seu público para acessar conteúdo: ou seja, pense no dispositivo móvel também.

Diagramando o seu material

Quando tudo estiver pronto, é hora de diagramar todo o texto junto com as imagens.

Utilizamos diversas imagens e textos personalizados (citações em destaque, por exemplo) para tornar a leitura mais fácil e agradável.

E, já que será digital, o material precisa ter um layout diferente de um material impresso. Afinal, ele será lido em uma tela de computador ou smartphone.

Geralmente, quem cuida da identidade visual do seu conteúdo e da diagramação dos seus eBooks é a equipe de Design e Criação.

Se você não tem uma equipe neste segmento, não se preocupe. Como já falamos anteriormente, a contratação de um freelancer é totalmente útil.

Na pauta do designer, esclareça com detalhes como você pretende diagramar o material.

Separamos algumas dicas que poderão ajudar vocês, lá vai:

Algumas recomendações:

  • Você pode dividir todo o texto em alguns capítulos deixando o material mais dinâmico e interessante a quem está lendo. Para isso, prepare um sumário com todo o conteúdo.
  • Quando colocamos imagens e parágrafos curtos, tudo fica melhor. Afinal, isso fixa o olhar do leitor no material, deixando de ser cansativo ler várias páginas.
  • Escreva alguns parágrafos e ilustre o que você falou com imagens ou citações importantes.
  • Quando escrever o texto, se tiver alguma palavra importante que merece destaque, utilize o negrito e/ou itálicos.
  • Se quiser citar algum site, utilize links. São dinâmicos e o usuário poderá acessar ao mesmo tempo que olha seu eBook.

Tudo pronto? Não esqueça de hospedar seu material em um lugar seguro. Aconselhamos o Google Drive ou Dropbox, por exemplo, que armazenam dados e documentos extensos.

Crie uma landing page para o material

Todo material rico, como o eBook que estamos criando, precisa de uma página de destino. É por isso que criamos uma landing page.

Dica: todos os templates da nossa plataforma foram criados baseados nos principais modelos utilizados pelo mercado.

Quando tudo estiver pronto, você pode entrar em nossa plataforma e criar uma Landing Page rapidamente com apenas alguns cliques.

Fornecemos diversas opções de temas e tudo o que você precisa fazer é preencher com conteúdo, disponibilizando o material.

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Nesse caso, podemos utilizar duas Landing Pages: a primeira fornecerá o material, junto com um formulário. A segunda, poderá ser apenas uma página de agradecimento.

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O texto de agradecimento poderá ser mais ou menos assim:

Olá, fulano! Muito obrigado por baixar o nosso eBook! Você acabou de recebê-lo via e-mail, é só dar uma conferidinha na sua caixa de entrada 😉

Assim, a pessoa saberá exatamente o que fazer após realizar o download.

E ah, não se preocupa! Para passar mais credibilidade a quem visita as suas landing pages, você tem a opção de customizar e utilizar o domínio de sua empresa no Bulldesk. 😉

Veja como é simples:

domain-configuration

Promovendo o seu eBook

Existem várias formas de divulgação e, nesse passo, o Bulldesk também pode te ajudar promover seu eBook.

As vantagens nesse tópico estão em aumentar os pontos de divulgação do seu material e atrair mais interessados ao longo do tempo, por exemplo. Vamos lá?

Redes sociais são uma ótima escolha de promover para um grande público.

No Facebook e Instagram, podemos investir nos posts patrocinados. Mas não se assuste, caso não queira gastar. Posts orgânicos divulgando um ótimo material são extremamente úteis também.

Vai lá, tweeta logo o seu material, fera! Não custa nada! 😉

Além de criar um post temático no Facebook, Twitter, Instagram ou Linkedin, outra maneira de divulgação é criando um CTA que leve os usuários até a landing page do eBook.

Essa chamada de ação deve ser inserida no seu blog, por exemplo. Você pode criar um artigo sobre o tema relacionado e, ao final do post, inserir esse botão.

Mas aí você nos pergunta: “E se eu quero investir ainda mais? Terei um bom retorno?”.

Por que não?

Além das redes sociais, pode valer a pena aparecer no topo das pesquisas do Google. Para isso, será necessário utilizar o Google Adwords.

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Nele, você pode comprar um conjunto de palavras-chave relacionadas ao seu eBook, segmentar o público-alvo e criar um anúncio que promova o seu material.

Assim, a taxa de conversão será ainda mais relevante para a sua marca.

E aí, preparado para montar o seu eBook?

Caso queira aprender um pouco mais sobre Automação de Marketing, é só baixar agora mesmo o nosso Guia para Iniciantes!

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