Não é mais uma novidade que as redes sociais já fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Mais da metade da população mundial já possui acesso à internet, segundo dados divulgados pelo Digital in 2018.

De acordo com esse relatório, publicado pelos serviços on-line Hootsuite e We Are Social, mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas à rede. Enquanto isso, as estatísticas mais recentes indicam que a população global já soma 7,6 bilhões de seres humanos.

Por que as redes sociais são importantes para uma empresa?

Essa conectividade mudou a forma de vender. O marketing digital tem, cada vez mais, inúmeros recursos que permitem à empresa chegar até seus clientes. Para em seguida entender o seu comportamento e, assim, aprimorar constantemente o serviço ou o produto oferecido. As redes sociais, com o seu grande alcance, têm sido uma poderosa aliada nas vendas.

Algumas plataformas contam, inclusive, com serviços de anúncio, compra e venda de produtos por parte dos usuários, como o Facebook Marketplace.

A importância de fazer uma boa gestão das redes sociais

O potencial das redes nem sempre é explorado pelas empresas.

O branding nas redes sociais deve ser feito com foco no relacionamento. Anúncios, posts patrocinados e promoções são ações que podem impactar o aumento das vendas.

É preciso ter em mente que, além de assumir a função de divulgação da marca e criar engajamento, as redes sociais também podem gerar leads para o seu negócio.

Destaque-se entre os concorrentes

Com o grande número de usuários e tanta informação disponível nos canais de comunicação, é preciso fazer algo diferente para ter destaque entre os concorrentes e chamar a atenção de clientes em potencial.

Um erro muito comum é preocupar-se apenas com o volume de postagens, em vez do conteúdo em si. Por isso, é necessário ter um planejamento estratégico e objetivos bem claros para a definição de metas realistas.

Outro ponto que deve ser observado é a linguagem utilizada. Ela deve ser alinhada não só com a área de atuação da empresa, mas também com o tipo de público que se quer alcançar.

Como aumentar as suas vendas utilizando as redes sociais

Aplicar técnicas de venda tradicionais, adaptadas para as redes sociais, é um caminho que deve ser explorado. É importante trazer conteúdo de relevância para o consumidor no momento em que ele está mais disposto a comprar.

Para isso, você vai precisar de posts diferenciados e atrativos. A criatividade deve ser explorada ao máximo: pense fora da caixa e busque oferecer informações exclusivas para o seu público.

Uma boa aposta é investir na sazonalidade e nas datas comemorativas para criar promoções e oferecer novos produtos. Outra dica é passar a ideia de exclusividade e escassez ao cliente. As pessoas tendem a comprar quando um item é anunciado como “exclusivo” ou por “tempo limitado”.

A importância do papel do Social Media

Para ter a certeza de que está oferecendo um conteúdo de qualidade nas suas redes, você precisará contar com o trabalho de um profissional, o social media. Sabendo onde está e qual é o público da empresa, o social media vai criar estratégias para conversar com os possíveis clientes e “atraí-los” para os canais.

Além de planejar o conteúdo, analisar os resultados de cada ação e planejar os próximos passos, o profissional também deve lidar com o feedback em tempo real, estando atento aos comentários e às mensagens, mostrando que a empresa dá importância ao bom atendimento dispensado aos seus clientes.

É importante sempre responder às críticas e às reclamações de maneira respeitosa e tentar, realmente, entender e resolver o problema, buscando reverter a situação a favor da marca. Situações adversas, se ignoradas ou respondidas de maneira equivocada, podem manchar a reputação de uma marca em minutos.

Como anunciar nas redes sociais?

Por concentrar a maior quantidade de potenciais clientes, as postagens em cada uma das redes sociais devem levar em consideração o perfil do público,. Inclusive quando se trata de anúncios pagos.

Dependendo do público que você quer atingir, nem sempre fará sentido anunciar em todas as redes sociais. Por isso, sua empresa deve escolher o canal que tem mais potencial de alcance do seu público-alvo.

Todo anúncio em mídia paga, como Facebook Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads, deve seguir uma lógica de criação para trazer os melhores resultados. Primeiramente, defina seu público e quais posicionamentos o impactarão. Na sequência, identifique o conteúdo criativo (imagens e textos) mais potencialmente condizente com a proposta de valor do seu negócio. Por fim, mensure os resultados e analise o potencial da campanha criada para gerar novas hipóteses no futuro.

Definição das personas

A persona é a representação fictícia do cliente-padrão da sua marca. Sua construção deve ser fundamentada na análise de dados sobre as características e o comportamento do consumidor. A partir disso, podem ser criadas pequenas narrativas com histórias, objetivos e preocupações dessa persona. Baseando-se nisso, fica mais fácil criar estratégias assertivas de comunicação voltadas para o seu público.

Tendo isso claro, você terá a certeza de que está investindo tempo e recursos para atrair apenas o público mais interessante para o seu negócio.

Tenha fãs e não apenas clientes

As pessoas tendem a confiar mais em um produto ou serviço quando ele é indicado por um amigo, conhecido ou uma pessoa que admira (Sim, estamos falando dos influenciadores digitais!).

Uma boa estratégia é focar em conteúdo voltado para esses públicos, para que haja identificação com a marca, e assim eles passem a compartilhar voluntariamente a sua experiência positiva com os outros. É dessa forma que você criará fãs.

Os influenciadores podem auxiliar na venda de produtos ou serviços, por meio da divulgação e conhecimento de marca. Suas avaliações têm, cada vez mais, sido fator decisivo na hora da compra. É importante lembrar que eles precisam estar alinhados ao objetivo e ao perfil da marca para que exista coerência na divulgação.

Como saber em qual rede social vale a pena investir?

Instagram

Essencialmente composto por imagens, a plataforma é ideal para você que deseja vender o conceito do seu negócio. Concentra, atualmente, uma grande parcela do público jovem, além de dispor de inúmeros recursos para interação no Instagram Stories. Essa rede conta com o Instagram Ads, ferramenta de anúncios utilizada para atingir uma audiência maior.

Também dispõe de uma ferramenta que permite ao cliente fazer a compra no próprio aplicativo. Os produtos são marcados na foto do Instagram, e o cliente, ao clicar no botão “comprar agora”, pode ver o valor e comprar o produto na hora.

Facebook

O Facebook é a rede social com mais usuários no mundo e, por esse motivo, a mais utilizada para anúncios. Existem muitas opções para potencializar sua utilização. Já falamos do Facebook Marketplace, além dele, também é possível contar com o Facebook Ads, a ferramenta de anúncios dessa rede social.

O Facebook Ads permite a criação de diversos tipos de campanhas de mídia paga, que serão exibidas diretamente no feed do público escolhido. A vantagem dele é a fácil configuração das campanhas e a análise de resultados desse investimento.

LinkedIn

Diferente das demais redes sociais, o LinkedIn foi criado com o objetivo de conectar profissionais e não, necessariamente, vender algum produto ou serviço. Permite que você amplie sua rede de contatos, podendo se transformar em uma autoridade no seu mercado.

A plataforma concentra profissionais e especialistas de diversas áreas e também pode funcionar como um excelente meio de divulgação de marcas, de publicação de vagas de emprego e de anúncios.

Twitter

Essa plataforma dinâmica possui um imediatismo ainda maior que as demais, já que o limite de cada post é de 280 caracteres. É muito utilizada por grandes marcas para interações rápidas e sucintas. Possui grande popularidade entre o público mais jovem e forte apelo nas áreas de games, tecnologia e notícias. Por se tratar de uma rede muito voltada ao humor, geralmente é no Twitter que nascem os “memes”.

WhatsApp

Apesar de não ser considerado uma rede social, o aplicativo de troca de mensagens, antes utilizado somente para comunicação, agora possui a versão business desenvolvida para atender às necessidades de pequenas empresas.

O WhatsApp possibilita a aproximação com o público, porque facilita a interação, já que fornece meios de automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.

“Como eu sei que o investimento está dando retorno?”

A gestão das redes sociais, combinada com um bom marketing digital, pode trazer resultados ainda melhores com a distribuição paga. E existem ferramentas que medem esse desempenho. Com elas, você pode analisar o desempenho da sua equipe de marketing digital. Como exemplo, tem-se o dashboard interativo do Bulldesk. Nele, você concentra todas as informações, pode selecionar o período a ser analisado e ter todas as informações na sua tela em instantes.

Outras ferramentas para aumentar as vendas

Landing Pages

As páginas de conversão são criadas para transformar o tráfego em leads, e esses leads em clientes. São páginas que normalmente contêm ebooks e outros tipos de materiais. Para ter acesso, a pessoa precisa se cadastrar. Os dados informados por ela são capturados e, posteriormente, utilizados para automação.

As landing pages precisam transmitir segurança para o visitante, garantindo que os dados não serão utilizados indevidamente, além de mostrar que o seu conteúdo vale a pena. Esses fatores são essenciais para que a taxa de conversão seja alta.

Formulários

Adicionando ou integrando formulários, você pode captar todas as informações inseridas em seu site e transformar as suas campanhas de marketing digital em ferramentas potentes de geração de leads.

Link Tracker

Com o link tracker, você consegue saber exatamente quais são suas melhores campanhas de marketing. Existem ferramentas que calculam o ROI (retorno sobre investimento) automaticamente para você.

Podemos dizer que investir nas redes sociais é obrigatório para toda empresa que busca crescer, independente do mercado em que está concentrada. Interagir e atender bem o seu público nas redes sociais será um diferencial importante. Esperamos que nossas dicas possam ajudar você a vender mais em 2019.

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