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Divulgar uma apresentação de vendas, catalogo ou até produtos é uma pratica comum por empresas.

Agora, já imaginou divulgar uma apresentação de vendas de forma automática?

Com a plataforma do Bulldesk você consegue automatizar todas as campanhas de marketing e ainda tem um CRM com todas as possibilidades de negócios, tudo em um lugar só.

Com isso, criamos um passo a passo rápido para montar uma automação de marketing pela plataforma do Bulldesk.

Nesse passo a passo queremos que através da divulgação de uma Landing Page, os visitantes do seu site preencham um formulário, entrem na sua base de Leads e recebam automaticamente a apresentação de vendas.

Trafego

O trafego do seu site é um dos principais fatores para obter resultados expressivos.

Não adianta nada você ter o melhor site e ninguém acessar, investir em anúncios ou em conteúdo para melhorar o trafego das suas mídias nunca é demais.

Ter uma parcela boa de visitas no seu site te da a oportunidade de transformar os visitantes em possíveis Leads.

Formulário

Nesse guia os formulários vão servir para serem inseridos dentro de Landing Pages, são eles que vão captar as informações de visitantes e armazenar na plataforma, e também serão os gatilhos para a nossa campanha automatizada.

Para ter uma boa taxa de conversão em formulários é interessante fazer uma oferta.

É muito comum ofertar um material com conteúdo de interesse ou uma apresentação de vendas em troca das informações do visitante.

No nosso caso, a oferta será uma apresentação de vendas.

Criando formulários no Bulldesk

No menu de navegação vá em Marketing e clique em Formulários.

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No canto superior direito, clique em novo formulário.

Vai abrir uma janela, coloque o nome, descrição do formulário e clique em continuar.

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Em formulários temos 3 abas, que são: Campos, Opções e Integrações.

Campos

São os campos que vão aparecer no seu formulário, as perguntas que você quer que o visitante responda.

Você pode adicionar quantos campos quiser.

Clique em adicionar campo.

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Preencha as informações do campo:

  • Título: A pergunta que você quer que seja respondida, pode ser E-mail, Número, site, entre outros.

  • Tipos de campos: É o tipo de campo para a resposta do visitante, pode ser campo de texto ou um campo número.

  • Mapear para o campo do lead: Cada campo de resposta do seu formulário vai receber um “mapeador”, ele quem vai guardar a resposta da pessoa diretamente nas informações do Lead.

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Se precisar adicionar alguma pergunta que não tenha um “mapeador” pré definido, crie um campo customizado.

Como criar campos customizados dentro da plataforma.

Adicione quantos campos quiser.

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Opções

Em opções você vai ter acesso as opções do formulário.

  • Nome: O nome do formulário. (Já informado)
  • Descrição: Uma descrição do Formulário. (Já informado)
  • Texto do Botão: Nessa opção você pode escolher o texto exibido pelo botão.
  • Ação após o envio: Você vai escolher o que vai acontecer depois do visitante clicar no seu botão.
  • Conteúdo da ação: Aqui você coloca o que vai acontecer de acordo com a ação após o envio selecionada. Pode colocar o link para um e-book ou só o digitar texto que vai aparecer.

Em ação após o envio você deve selecionar a opção Redirecionar para uma pagina e em conteúdo da ação cole o link da sua apresentação de vendas.

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Integrações

Em integrações você vai encontrar scripts para integrar o formulário ao seu site, porém, como não é objetivo deste Artigo, vou deixar de lado.

Landing Pages

Depois de criar o seu Formulário, você precisa criar a sua Landing Page.

A Landing Page é a página onde você vai colocar o Formulário, ela também deve ser o link que você vai divulgar no seu site, blog ou nas redes sociais.

Criar uma boa Landing Page é muito importante, ela deve vir com uma boa oferta para que os visitantes preencham o seu formulário e forneçam suas informações.

Algumas características de Landing Pages que convertem são:

  • Mostrar claramente a oferta
  • Evitar distrações: Não tire o foco da conversão do formulário

Criando Landing Pages na plataforma do Bulldesk.

No menu de navegação você deve ir em Marketing e clicar em Landing Pages.

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Coloque o nome e a meta descrição da sua Landing Page.

A meta descrição é a descrição da página para SEO, é utilizada pelo Google na exibição dos resultados de busca de textos das segundas e terceiras linhas, logo abaixo do título.

Por fim, clique em Continuar

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Temos 2 abas em Landing Pages, que são: Dados gerais e Temas

Dados gerais

Se precisar mudar o título da sua Landing Page ou a Meta Descrição é nessa aba que você deve ir.

Temas

O Bulldesk disponibiliza diversos temas com cabeçalhos, espaços para conteúdo, formulário e rodapé para a sua Landing Page.

Nessa parte você vai selecionar o Layout que mais agrada você.

Depois de escolher o Layout, você vai encontrar 3 ferramentas na parte superior direita da tela, que são: Visualizar, Clonar e Construtor.

  • Visualizar: permite você ter uma prévia de como está a sua Landing Page.
  • Clonar: cria uma cópia idêntica a Landing Page atual.

Ferramenta Construtor.

Na ferramenta construtor você vai encontrar um menu simples com opções, salvar e fechar.

  • Opções: Você tem as opções de estilo da Landing Page, dos formulários e conteúdo.

Cada Landing Page é dívida em blocos e toda vez que você clicar com o botão esquerdo em algum bloco vai aparecer uma barra de opções.

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É essa barra de opções que você vai usar para fazer a formatação dos campos, adicionar formulário, imagens, ajustar textos, etc.

Adicione o cabeçalho da sua landing page, é uma das partes mais importantes e chamativas.

Crie algum título expressivo e/ou, se preferir, adicione uma imagem (logo da sua empresa, por exemplo).

Para adicionar uma imagem você deve ir na barra de opções do bloco do cabeçalho e clicar em Imagem

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E escolha a imagem que deseja colocar.

Insira conteúdo, títulos, subtítulos e imagens, deixando a oferta bem clara para o visitante.

Não esqueça de inserir o Formulário na sua Landing Page.

Escolha o Bloco que você deseja colocar o Formulário, na barra de opções vá em formulários e selecione o formulário criado anteriormente.

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Não menos importante, adicione o rodapé.

Se você não quiser utilizar um determinado bloco você só precisa deixar ele limpo que o Bulldesk não vai mostrar ele.

Mantenha o foco da sua Landing Page para a presentação de vendas, faça todas as modificações desejadas, salve e clique em fechar.

Use a opção visualizar para se certificar de que a Landing Page está como você gostaria.

Modelos de E-mail

Depois de ter feito a Landing Page e ter inserido o Formulário, precisamos criar o modelo de e-mail que o visitante vai receber com a sua apresentação de vendas.

O E-mail é muito importante para as campanhas de marketing da sua empresa.

Saiba mais sobre o e-mail marketing.

E dentro do Bulldesk ele é uma das ferramentas fundamentais na automação de marketing.

Criando um modelo de e-mail

No menu de navegação vá em Marketing e clique em Modelos de e-mails.

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No canto superior direito, clique em Novo E-mail.

Uma nova janela irá abrir solicitando que você preencha as configurações iniciais.

  • Título interno: Título para a identificação do seu e-mail na hora de criar uma campanha. Este título somente você que irá visualizar.
  • Nome do remetente: Você irá colocar o nome de quem está enviando este e-mail.
  • E-mail do remetente: O endereço de E-mail que a plataforma vai usar.

Dentro do Bulldesk só é possível enviar E-mails com o domínio verificado.

  • Assunto do e-mail: Assunto que vai aparecer para o destinatário.

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O Bulldesk tem a opção Construtor visual, com ele você tem a disposição diversos templates de E-mails pré definidos.

Se preferir ter um box padrão para escrever o seu e-mail, não marque a opção Construtor visual.

Depois de escolher um tema você vai ser direcionado para o construtor de E-mails.

É bem intuitivo criar modelos de e-mails no construtor visual.

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Não esqueça de salvar o seu E-mail.

Criando a campanha

É nessa parte que você vai garantir que um visitante que clicou na sua Landing Page e preencheu o seu formulário receba o seu e-mail, e, por fim, entre para a sua base de Leads.

Criar uma campanha de automação no Bulldesk é mais simples do que você pensa.

Para criar uma campanha dentro da plataforma você precisa ir em Marketing e clicar em Campanhas

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Na parte superior direita da tela, clique em Nova campanha.

Dê um nome para a sua campanha, selecione Automação de Marketing e clique em Continuar.

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A diferença entre a Automação de Marketing e E-mail Marketing é que no E-mail marketing você não precisa de regras para acionar o envio de e-mails, logo, sendo uma campanha manual.

Depois que você clicou em Continuar você vai dar de cara com 4 abas, que são: Visão Geral, Regras (Gatilhos), Fluxo de ações, Envios e Opções.

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Visão geral

É uma aba simples, com ela você consegue mensurar facilmente os números da sua campanha.

Regras (Gatilhos)

Você vai definir as regras que servem como gatilho para a campanha, ou seja, a regra para que um Lead entre na campanha.

Na parte superior direita você vai encontrar a opção Adicionar regra

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Vai abrir uma jenela de configuração da regra.

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Clicando em regras você vai poder ver as regras disponíveis no Bulldesk, são elas:

  • Lead cadastrado: Para ativar a campanha em todos os leads cadastrados.
  • Lead convertido pelo formulário: Para ativar a campanha em todos leads que converterem por um formulário
  • Lead convertido no Identificador: Para ativar a campanha leads convertidos em um determinado identificador
  • Novos leads na segmentação: Para ativar a campanha em leads que entraram em uma segmentação.

Para a nossa campanha, criamos um formulário que o visitante deve preencher para receber a apresentação de vendas.

Selecione a regra Lead convertido pelo formulário.

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Em opção/valor selecione o formulário criado e salve.

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Regras de entrada.

O Bulldesk possuí duas opções de regras entrada e elas definem se o lead só irá entrar na campanha quando ele passar por todas as regras ou por uma delas.

Clique em regras de entrada e selecione uma das opções.

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Para essa campanha só temos 1 regra, então não faz diferença qual das duas opções escolher.

Fluxo de ações

Depois de definir as regras, é nessa parte que vamos determinar o que vai acontecer depois que um lead entre na campanha.

Você pode criar fluxos de ações fragmentados, por exemplo, definir 3 E-mails em um intervalo de 7 dias e definir decisões diferentes para cada E-mail.

Saiba mais sobre o fluxo de ações do Bulldesk

Criaremos um Fluxo simples para essa campanha.

Clique em Nova ação.

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Como queremos que a campanha envie um E-mail com o material divulgado na Landing Page.

Em Tipo escolha a opção Enviar E-mail

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Selecione o E-mail criado para a campanha, defina o tempo para ativar essa ação e salve.

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Envios

A aba de Envios serve para você verificar os envios feitos pela campanha.

Opções

Quando você cria uma automação, o Bulldesk fornece algumas opções que podem ser alteradas, essas opções são:

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  • Nome: é possível editar o nome da campanha quando desejado.
  • Tipo da campanha: Você pode trocar para campanha automatizada (Automação de marketing) ou manual (E-mail marketing).
  • Prioridade: A prioridade define o nível de importância da campanha e caso o Lead tenha entrado em duas campanhas distintas ele só irá participar da campanha com a maior prioridade.
  • Executar ações somente nos dias: Você pode escolher os dias em que a sua campanha irá acontecer.
  • Horário: Você define os horários que em você quer que sua campanha funcione.

Depois de configurar a parte de opções é só salvar e a sua campanha já vai estar funcionado.

Por fim

Viu como é simples criar uma campanha automatizada?

Com o tráfego do seu site você consegue conversões no seu formulário, armazena as informações do visitante e o e-mail com a apresentação de vendas é enviado automaticamente pela plataforma.

Cada conversão feita pelo seu formulário é uma oportunidade para a sua equipe de vendas.

Com o Bulldesk você só precisa do Bulldesk.

Essa Automação de Marketing foi bem simples de criar né? Saiba mais sobre Automação de Marketing com o nosso E-book.

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