Uma das perguntas que mais recebemos em todos os nossos canais é: o que minha empresa pode ganhar com automação no marketing

Já fizemos uma série de posts falando sobre automação e seus benefícios e, se você acompanha o nosso blog, sabe que essa opção pode ajudar muito a sua empresa . 

Porém, o que você não sabe é que em seu negócio podem haver alguns errinhos (sem que você sequer perceba) que podem estar expondo sua empresa a alguns riscos. 

Vamos saber quais são. 

Segmentar clientes é uma tarefa difícil? 

Se a resposta for sim, a automação pode te ajudar. Quando seus clientes estão separados por grupos bem segmentados, você consegue melhorar e personificar canais de comunicação, escrever mensagens e contatos de forma mais assertiva, além de, claro, visualizar todos os seus clientes de forma menos sistemática. Clientes divididos por segmentos também tendem a se sentir mais acolhidos pelo seu negócio, pois você está desmontando o “gesso” da forma tradicional de se comunicar com eles. 

Problemas de comunicação fazem parte da sua rotina?

Nós falamos um pouco desse conceito no tópico de anterior, mas, os problemas de comunicação com clientes podem facilmente ser revertidos quando sua empresa usufrui dos benefícios de um sistema de automação de marketing. Isso porque ele auxilia na gestão da comunicação com seu cliente. Você consegue organizar seus leads no funil de vendas, criar e visualizar fluxos de forma mais simplificada e criar uma experiência personalizada para cada cliente. 

Você tem um programa para cada função da sua empresa?

Este é um cenário muito comum em empresas de diversos tamanhos. De acordo com o crescimento das demandas, a chegada de clientes e tudo o que passa pelo funil de vendas, análise de resultados etc., é comum que as empresas adquiram softwares e programas para gerenciar cada etapa de cada processo. Com uma boa ferramenta de automação de marketing, porém, você consegue trazer tudo para um lugar só: organizando leads e enviando oportunidades para vendedores, acompanhando gráficos, analisando métricas e identificando o retorno desse investimento. 

Você se coloca no lugar do seu cliente? 

Essa é uma pergunta recorrente e serve para vários momentos da empresa. Porém, quando falamos de automação de marketing, é importante revermos o conceito por trás dessa ferramenta. 

Com certeza, você já foi bombardeado por uma porção de e-mails (e outras formas de contato) que não fizeram o menor sentido para você, tanto na forma de se comunicar quanto no que foi prospectado e/ou oferecido.

Esse tipo de “marketing” sem propósito definido afasta leads e pode detonar a relação com o seu cliente. Quanto mais exclusivo e personalizado for o seu fluxo, melhores serão os resultados que você irá colher com os seus clientes. 

A boa notícia é que com o Bulldesk você tem tudo o que precisa para criar campanhas de marketing que gerem interesse. Você automatiza campanhas, controla seus leads, acelera o ciclo de vendas e diminui o custo de aquisição de clientes – tudo a partir de uma plataforma só. Comece o teste gratuito em nosso site.