O marketing B2B, ou business to business, é um conjunto de ações de comunicação e relacionamento de empresas para empresas.

Ele difere do marketing B2C, ou business to consumer, e exige uma série de melhores práticas para que o seu negócio conquiste resultados cada vez melhores.

Confira como funciona a automação de marketing B2B agora mesmo!

Automação de marketing B2B: o que é?

Automação de marketing é um conjunto de ferramentas que permite desencadear uma sequência de atividades e processos de maneira automática, sem intervenção humana.

Empresas B2B, isto é, que vendem para outras empresas, encontram nessa tecnologia a melhor forma de escalar contatos e relacionamentos, ganhando maior eficiência nas vendas.

Como funciona a automação de marketing B2B?

A automação de marketing é baseada em três pilares: gatilho, regra e conteúdo.

O gatilho é uma isca, uma chamada que leva o usuário a uma ação, como baixar um e-book.

A regra é determinada uma única vez, dentro da plataforma de automação de marketing B2B. Ela pode ser:

  • ao preencher o formulário X, o usuário recebe um e-mail; ou
  • ao clicar no botão Y, o usuário é redirecionado para a página Z; ou
  • ao acessar a página A, o usuário recebe um SMS.

As possibilidades são infinitas. Porém, não são aleatórias. Ao criar uma regra, você tem que ter em mente qual é o próximo passo que o usuário deve dar para completar a sua jornada de compra.

Finalmente, temos o conteúdo. Esse conteúdo tem o objetivo de educar o seu público, mantendo uma conexão entre a sua marca e a sua audiência.

Como a automação pode ajudar no marketing B2B

Falar com o consumidor final é fácil. Existe apenas um tomador de decisão no processo de compra e o poder de persuasão da empresa é maior. Mas, quando o cliente do outro lado também é uma organização, as coisas complicam um pouquinho.

Em uma empresa, várias pessoas são envolvidas no processo de compra. Portanto, diversas opiniões têm que ser influenciadas para que você se torne um fornecedor.

É aí que entra todo o poder da automação no marketing B2B. Veja:

Permite escalar contatos

Com uma ferramenta de automação de marketing, você conversa com centenas e até milhares de pessoas ao mesmo tempo, em tempo real.

Os contatos são cadastrados à medida que as pessoas interagem com suas landing pages e formulários na web.

Se a sua automação estiver bem configurada, não é preciso fazer mais nada, além de acompanhar as movimentações dos seus leads e contatá-los no momento certo para fechar uma venda.

Facilita a personalização da mensagem

Boas plataformas de automação de marketing trazem funcionalidades que facilitam a segmentação de audiências.

Com públicos segmentados, sua empresa pode personalizar a mensagem de acordo com o comportamento dos usuários, tornando a conversa bem mais interessante para o segmento B2B.

Sentindo-se únicos, esses usuários se tornam mais engajados e acabam comprando da sua empresa antes mesmo de pensar em um concorrente.

Entrega valor, não venda

O conteúdo é essencial no marketing B2B porque ele compartilha conhecimentos e experiências que só a sua empresa tem. Assim, sua marca se torna uma referência no mercado e conquista admiradores.

Empresas que são referência não precisam se esforçar tanto para vender, afinal, as pessoas confiam nelas. E, como a automação de marketing permite escalar a quantidade de pessoas com as quais sua marca se relaciona, mais gente confia e compra dela.

O mercado B2B é complexo e exige uma estratégia diferenciada para quem trabalha com automação de marketing.

Em vez de atacar direto no produto ou serviço que você deseja vender, é necessário convencer os tomadores de decisões do que a sua empresa é capaz. E a melhor maneira de fazer isso é apostando em um relacionamento de longo prazo.

Que tal saber como manter esse relacionamento aceso e, de quebra, aumentar vendas e produtividade? Confira nosso post sobre Automação de marketing e CRM!