Construir uma estratégia de marketing eficiente frente a um mercado tão competitivo é uma das tarefas mais árduas para os empresários de hoje. É preciso pensar em cada etapa da jornada de compras.

Lembrar de atrair, converter, nutrir, qualificar e, finalmente, transformar o seu lead em um cliente. Mas será que é possível fazer tudo isso sem uma boa ferramenta de automação de marketing?

Se a estratégia implementada for bem sucedida, isso significará que a sua base estará recheada de leads e, desta forma, a cada nova ação de captação, ela ficará mais repleta de potenciais clientes.

Entretanto, é preciso lembrar que: uma boa estratégia de nutrição, por exemplo, pressupõe personalização.

Isso requer criar um vínculo com aquele lead, a fim de que ele receba conteúdo que interessa ao perfil apresentado e, consequentemente, caminhe adiante na jornada de compras.

Nesse cenário, como então personalizar a comunicação do seu negócio para uma base de leads com número significativo de cadastros?

A resposta, sem dúvidas, se resume a automação de marketing.

Por isso, neste artigo reunimos alguns conceitos acerca de automação de marketing que você deve saber antes de implementar em sua empresa. Além, é claro, de entender porquê a sua estratégia depende disso.

Prontos? Então, vamos começar!

O que é a automação de marketing?

A automação de marketing resume-se à utilização de softwares ou outras ferramentas capazes de atingir sua base de leads em larga escala e comunicar-se com ela.

Para a sua equipe de marketing digital, o software de automação é um grande aliado, gerenciando publicações e engajamentos, criando fluxos e acompanhando a jornada. Tudo de forma personalizada.

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Entre um software e outro, podem haver mudanças com relação ao desempenho e recursos disponíveis. Mas, em geral, um software de automação de marketing deve apresentar funções como:

  • Informações dos leads.
  • Criação de fluxos de nutrição.
  • Criação de landing pages com campos customizados.
  • Criação de Calls to action.
  • Análise de métricas de conversão, abertura de e-mails marketing, percentuais de clique, dente outros.
  • Gerenciamento dos leads durante a jornada.
  • Lead Scoring.
  • Segmentação da base, de acordo com o perfil do lead.
  • Integração com o CRM.
  • Integração com outros softwares do mundo do marketing digital.

Em síntese: toda essa tecnologia é utilizada para subtrair o trabalho manual da sua equipe, fazendo com que ela deixe de perder um tempo precioso com trabalho operacional e consiga fortalecer as estratégias de captação e nutrição, ou até mesmo de aceleração dentro do funil de vendas.

Se analisarmos cada recurso, a utilização de tecnologias de automação deve auxiliar: sua equipe de marketing, a integração das campanhas com o time comercial, além da comunicação efetiva com seus leads, tendo como base as informações que são gerenciadas pela ferramenta.

Por que a sua empresa precisa da automação de marketing?

Pensando em uma base de leads que cresce diariamente, torna-se inviável que todos os processos de marketing sejam operacionalizados por uma equipe, por maior que ela seja.

Além disso, existem outros benefícios que somente a solução que trata de automatizar esses processos que irá oferecer.

Captação de leads eficiente

Neste caso você pode me dizer: a captação depende da estratégia de atração principalmente. No entanto, de nada valerá a sua estratégia sem suporte para a execução.
Uma estratégia de captação abrange envolve diversas etapas de desenvolvimento.

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Criar landing pages capazes de converter, inserir botões, segmentar seu público são tarefas de execução que podem ser resolvidas de forma muito mais eficiente e prática através de uma ferramenta de automação.

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Entrega de leads realmente qualificados

Ainda que você conheça e tenha mapeado a jornada de compra de seus clientes com clareza, definir quais deles são de fato qualificados para então sinalizar a equipe comercial, pode ser um problema.

Um grande entrave que as equipes de marketing e vendas das empresas enfrentam é a divergência de critérios para a qualificação dos leads que serão trabalhados pelo comercial.

Diante dessa problemática, é possível dizer que a automação de marketing rompe aqui mais um paradigma, através do que chamamos de LEAD SCORING.

Ao pontuar o engajamentos dos seus leads durante as campanhas, observando desde as consideradas para “topo de funil”, até a tomada de decisão, torna-se possível indicar uma oportunidade com mais assertividade.

Disparo de e-mails segmentados e testes A/B

Disparar e-mails parece uma tarefa simples, mas não se engane.

Quando falamos em marketing digital, Inbound marketing e comunicação personalizada, precisamos ter em mente as segmentações desses e-mails.

Primeiro, porque seu e-mail marketing deve ter objetivos diferentes para cada público.
Além disso, você deve possuir um controle sensato desse envio, fazer testes A/B de assunto, por exemplo, além de medir taxas de abertura e clique.

High funil

Com a terceirização das tarefas operacionais, a solução de automação de marketing também possibilita a aceleração do funil de vendas, deixando as tarefas de marketing e sales bem definidas.

Assim, marketing e equipe comercial trabalham de maneira muito mais integrada, deixando o contato da compra para o momento de amadurecimento do lead que foi acompanhado em momentos anteriores.

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Integração com outras plataformas de marketing

Esse benefício tem relação direta com a ferramenta que você escolher no mercado. Algumas possuem a facilidade de integração com outros serviços de marketing, como o CRM, plataformas para eventos, webinars e gerenciamento de mídias sociais.

Logo, é necessário verificar aqui dois aspectos: necessidades reais com base nas campanhas trabalhadas e perspectivas de crescimento.

Como escolher a ferramenta ideal?

A verdade é que não existe receita pronta para obter grandes resultados com marketing digital, mas é importante considerar a solução com melhor CUSTO-BENEFÍCIO para o seu negócio.

As diferenças entre as plataformas existentes no mercado hoje são: preço, recursos, opções de customização, facilidade e integração com as demais plataformas.

Portanto, é preciso avaliar as possibilidades e considerar a melhor opção para o seu business, levando em conta a sua base, perfis de público com que trabalha e campanhas que pretende realizar.

E não se esqueça, a opinião de todo o time de marketing no processo é fundamental.

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