A automação de marketing possuí uma lógica e antes de rodar sua estratégia inbound você deve entendê-las e ter em mente o que trará efetividade em um relacionamento automatizado com seu consumidor em potencial.

A produção de conteúdo é a força motriz de uma estratégia de Inbound Marketing efetiva.

E quem optar pelo inbound, sem dúvida, deve investir em uma ferramenta de automação de marketing, featuring oferecida pelo Bulldesk.

Você lerá neste artigo um panorama sobre a importância de conhecer o estágio em que o seu consumidor está e o tipo de conteúdo que você deve produzir para obter resultados com a automação de marketing.

O novo consumidor e a automação de marketing

O grande diferencial que faz com que cada vez mais empresas adotem o Inbound é sua adaptabilidade às mudanças da jornada de compra do novo consumidor.

Um consumidor que anseia por informação para tomada de decisão.

Para esse indivíduo que tem um mundo de informações ao alcance dos dedos a argumentação sobre quem você é, o que oferece e como seus produtos e serviços podem auxiliá-lo não é mais a mesma.

Você não deve enviar um catálogo e torcer para que um interessado se manifeste.

Dentre milhares de contatos em seu mailing, talvez nenhum esteja pronto para a aquisição.

E isso não significa que você deve esquecê-lo, afinal, pode ser apenas um indicador de que ele ainda não obteve informações relevantes que o convençam a adquirir lago de sua empresa.

Uma coisa é certa, todas as pessoas na sua lista de contatos (se ela foi obtida legitimamente) têm interesse, curiosidade ou mesmo desejo de obter seus produtos ou serviços.

Por isso, ao invés de “empurrar” a venda, você deve investir tempo em preparar conteúdos de qualidade para nutrir de informações essas pessoas.

É aí que nasce uma automação de marketing efetiva.

Automação de marketing: Entendendo a Jornada de Compra para obter resultados

A ferramenta de automação entregará para seus leads informações adequadas para o estágio da jornada em que cada persona se encontra. Certo?

Caso a resposta seja não, você deve voltar ao planejamento de conteúdo e esquecer a possibilidade de ativar a ferramenta de automação.

A convite do Bulldesk esclarecerei como sua produção de conteúdo deve ser executado para a automação ser adequada e garantir resultados para sua estratégia de inbound marketing.

Automação de Marketing

Aprendizado e Descoberta

O consumidor está enfrentando sintomas de um problema, por isso, está pesquisando possíveis causadores. Informações que o ajudem a entender com mais clareza o que se passa são aqueles que a automação deve entregar.

Conteúdo para esta etapa: Blog posts respondendo dúvidas genéricas e projetando todo seu conhecimento sobre o problema para estabelecer relação de confiança e liderança em relação aos concorrentes.

Reconhecimento do Problema

O consumidor em potencial já sabe o que causa sua dor, agora pesquisa para saber como resolver.

Conteúdo para esta etapa: Materiais ricos relacionando o problema genérico e listando soluções, sempre do ponto de vista de sua organização.

Consideração da Solução

O consumidor em potencial já pesquisou algumas alternativas para resolver o problema. Mas ainda não sabe se é o melhor momento. Você deve criar urgência.

Conteúdo para esta etapa: Crie páginas específicas em seu site para cada produto ou serviço que sua empresa oferece. Estudos de Caso traçando um panorama de redenção para quem adquirir sua solução também é uma boa aposta. É claro, se você pode criar vídeos com relatos de satisfação de seus clientes, não deixe de fazê-lo. É conversão encaminhada!

Tomada de Decisão

Quando dá a famosa “levantada de mão”, o comprador já está com sua carta na mesa. É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos em relação aos concorrentes e apontar vantagens competitivas.

Conteúdo para esta etapa: Materiais com dúvidas de suporte, comparações entre concorrentes, abordar objeções em geral, seja em blog posts, em mini-vídeos etc.

Conteúdo bom e adequado à cada etapa da Jornada? Ferramenta de automação de marketing comprada e configurada? É hora de fazer à estratégia girar e obter resultados.

Aprenda mais sobre Automação de Marketing com o nosso guia para iniciantes!

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