A gente sabe que um dos principais dramas de quem utiliza o Marketing Digital para captar, nutrir e converter Leads é a taxa de conversão. Nas estratégias desse tipo de marketing, formulários têm um papel essencial e complexo.

Isso acontece porque, na medida em que queremos informações complexas sobre o Lead, não queremos perdê-lo com questionários longos. Mas calma que o Bulldesk vai te ajudar a captar e manter esses Leads.

Como mencionamos, a taxa de conversão é um dos principais aspectos a se considerar na criação de ações de marketing digital. Como um formulário para Landing Page, por exemplo. Daí vem a necessidade de entender o comportanto do usuário na internet e a melhor maneira para manter contato com ele.

Os principais problemas dos formulários

Apesar de serem muito usados, dois problemas com formulários atrapalham os planos de mídia de uma empresa: baixa taxa de conversão, por conta de formulários longos e perguntas repetidas; e baixa qualidade de informações do Lead, gerando uma base que prejudica as campanhas de e-mail marketing.

Uma vez que a baixa taxa de conversão acontece principalmente por conta de formulários muito longos e perguntas repetidas, é imprescindível criar formulários que sejam inteligentes – ou seja, que privilegiem uma boa experiência do usuário.

Outro problema é a baixa qualidade nos dados. Imagine só: você cria uma Landing Page incrível com um formulário de mais de 8 campos. Boa parte dos Leads que converterem no formulário insere e-mails ou contatos telefônicos inválidos. Ou pior: somente no final da estratégia é que você percebe que dois campos extraiam a mesma informação mas de forma diferente – ou seja, um deles foi inútil e ainda prejudicou o desempenho do forms.

Uma coisa é certa: quanto mais campos seu formulário tiver, mais chance do usuário abandonar no meio ou inserir dados errados (por prestar menos atenção nos campos ou por se cansar e decidir inserir qualquer informação). E isso é algo que você precisa resolver, tanto para não derrubar seu desempenho em campanhas de e-marketing, quanto para fornecer leads quentes para a equipe comercial.

Formulários inteligentes: como fazer

O que será que você precisa considerar para reverter, ou ao menos minimizar fortemente os contras, dos formulários? Fizemos uma lista para você bombar suas taxas de conversão daqui em diante.

  • Escolha os campos da Landing Page

Antes de mais nada: esclareça seu objetivoe escolha os campos que serão perguntados na Landing Page. Um formulário com poucos campos tem muuuuuuito mais chances de ser assertivo. Portanto, tenha em mente qual o objetivo da ação e quais as informações mais essenciais para esta etapa de formulário.

Lembre-se de ordenar os campos de acordo com sua prioridade: coloque o que é essencial primeiro e aquilo que for menos relevante por último. Deixe embaixo o que não for pré-requisito e insira no topo tudo que você mais precisa saber sobre seu Lead.

  • Considere a etapa do funil na construção do formulário

A gente já explicou como entender a jornada de compra é fundamental para um bom desempenho nas vendas. Nos formulários, isso não é diferente. Quanto mais você saber sobre a persona no momento em que ela preenche seu forms, melhor. Pra facilitar, olha essa lista:

Topo de funil: Aqui, os Leads estão fazendo uma busca pouco profunda sobre o assunto, e ainda não descobriram que precisam do produto ou solução que você oferece. Eles ainda não estão prontos para comprar, então você não precisa de informações muito complexas. Algo como nome, e-mail e nome da empresa talvez já sejam suficientes no topo do funil para que você inicie um relacionamento com o Lead.

Meio de funil: Nessa etapa, você e o Lead já estabeleceram um contato e ele tem se aproximado do seu conteúdo. Além disso, você já coletou informações básicas sobre ele e acompanhou seu comportamento. É hora, portanto, de pedir um pouco mais para identificar se o Lead possui um bom fit com o seu perfil de cliente ideal. Perguntas como o tamanho da empresa ou o cargo dele podem funcionar neste momento.

Fundo de funil: O Lead já buscou soluções e agora está no momento da decisão de compra. É a hora certa para uma boa abordagem mais direta, para adquirir os dados necessários para uma abordagem por parte do time comercial. Pedir o telefone ou indicações de qual produto ele está interessado pode ser a melhor escolha nesse momento.

  • Decida o número de campos

O momento de decidir a quantidade de campos do seu formulário é o momento da decisão entre quantidade e qualidade. Se o seu objetivo se aproxima mais de captar uma grande quantidade de Leads do que captar leads quentes, então pode escolher formulários mais breves possíveis, somente com nome e e-email, por exemplo.

Entretanto, se seu objetivo é mais afinado com a ideia de captar leds mais próximos do seu cliente ideal, mesmo que o número de usuários seja menor, então inclua campos que tenham uma importância chave em sua estratégia.

Quando falamos em disponibilizar conteúdo para topo de funil, o indicado é apostar na quantidade. Por isso, faça formulários curtos e disponibilize seu conteúdo para todos que converterem.

Ao mesmo tempo, caso estejamos falando de uma estratégia que contemple meio e fundo de funil, escolha formulários que consigam qualificar o lead de alguma forma. Tente medir o interesse e a intenção do lead para saber se vale a pena estreitar o relacionamento com ele.

Por que pensar nisso tudo, Bulldesk?

Pode ter certeza que considerar todos estes aspectos na construção da sua landing page e formulário vai render resultados mais assertivos e de acordo com o objetivo da ação. Formulários mais sucintos aumentam sua taxa de conversão. Formulários com campos bem estruturados melhoram a qualidade das informações e fornecem um perfil mais definido do Lead.

E pra construir um formulário com o Bulldesk é muuuito fácil! Você sabia que nossa ferramenta possui templates incríveis para otimizar suas estratégias de marketing digital?

Se quiser testar é só chamar a gente por aqui. Até a próxima!