O final de ano é o melhor momento para vender mais e melhor para a maioria das empresas. É neste período que são realizadas as confraternizações e são comprados brindes e presentes. Seja para colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros de negócios.

A grande questão é: como você pode aproveitar esse momento e aumentar suas vendas no Natal?

Nós temos a resposta: automação de marketing. Confira como usar essa tecnologia para expandir seus negócios!

Fale com mais pessoas ao mesmo tempo

A automação de marketing permite que você envie mensagens personalizadas para uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo, poupando recursos e horas de trabalho da sua equipe.

Você pode, por exemplo, criar uma seleção de ofertas personalizadas, segundo os interesses de cada cliente, e enviá-la através de uma ferramenta e-mail marketing para centenas de pessoas uma só vez.

Além de surpreender seus potenciais clientes com a personalização da oferta e a pontualidade da entrega, você aumenta suas chances de concretizar mais vendas por oferecer produtos e serviços alinhados às necessidades do seu público.

Fale com as pessoas certas

Com uma ferramenta de automação de marketing, você é capaz de identificar os consumidores que estão mais avançados na jornada de compra e preparar ofertas especiais para convertê-los em clientes.

Esse processo é chamado de qualificação de leads. Além de otimizar o tempo da sua equipe de vendas, já que a seleção de potenciais clientes que serão contatados é feita automaticamente, ele também ajuda a aumentar as conversões, pois somente pessoas prontas para comprar são repassadas para o time de vendas.

Distribua cupons de desconto

Cupons de desconto são o incentivo que as pessoas precisam para tomar uma decisão e realizar uma compra. Por isso, se você quer aumentar suas vendas no Natal, aproveite o poder de escalabilidade da automação de marketing e distribua cupons de desconto.

O processo é muito simples: você cria um modelo de e-mail no qual contextualiza sua oferta, define um código para que a pessoa use no checkout e dispara esse e-mail para toda a sua base de leads.

Depois, é monitorar as taxas de entrega e abertura de e-mails, junto com o uso dos cupons de desconto e o ticket médio com a campanha.

Capriche nos e-mails transacionais

E-mail transacional é uma sequência de mensagens que informam o cliente sobre o status de uma compra, por exemplo.

Essa sequência de mensagens mantém o cliente tranquilo em relação ao processo de compra e satisfeito com o atendimento da sua empresa. Ela reduz a ansiedade e demonstra transparência em todo o processo.

Com uma plataforma de automação de marketing, você pode planejar uma sequência de e-mails transacionais e enviar para cada lead e cliente sempre que houver uma interação. Basta definir quais são os gatilhos que disparam o envio dos e-mails.

Digamos que um internauta visitou a página de um produto, mas não concluiu a compra. No momento em que ele deixa a página, sua ferramenta de automação de marketing pode enviar um e-mail lembrando que ele não concluiu o processo ou então dando aquele desconto para que ele volte e realize a compra.

Adivinhe o próximo passo

Uma das melhores soluções que a automação de marketing traz é a possibilidade de acompanhar o comportamento dos seus leads.

Imagine que você disparou uma campanha de e-mail com várias ofertas. Além de poder monitorar a taxa de entrega e abertura desses e-mails. É possível saber quais deles foram clicados e quais páginas do seu site foram visitadas a partir dessa campanha.

Assim, fica mais fácil compreender quais são os interesses de cada lead e personalizar a próxima comunicação, criando campanhas mais segmentadas. É como se a sua empresa adivinhasse o próximo passo do cliente, o que vai deixá-lo surpreso e motivado a manter o relacionamento com a sua marca.

Crie experiências incríveis

Com a automação de marketing, você pode personalizar ao máximo cada interação de cada pessoa com a sua marca. Dessa forma, cria uma experiência única de compra e relacionamento.

Quanto mais dados sua ferramenta de automação de marketing coleta, mais possibilidades de customização você tem. Assim, pouco a pouco você vai conhecendo melhor sua audiência. Com isso, pode oferecer produtos e serviços que se complementam, aumentando suas vendas no Natal.

E o melhor: tudo isso não para no dia 25 de dezembro. Você pode aproveitar todos os dados e interações durante o ano todo. Desse modo, consegue manter seus clientes fiéis e satisfeitos com a sua marca.

Animado para começar a vender mais a partir de hoje? Então comece pelo básico. Experimente o Bulldesk e comprove todas as facilidades que a automação de marketing pode trazer para a sua empresa!