Que o inbound marketing custa até 62% menos, certamente você já ouviu falar. Mas como tornar essa estratégia mais efetiva e alavancar os resultados da sua organização?

A resposta está na automação de marketing, isto é, um conjunto de ferramentas que permite otimizar processos, escalar ações de comunicação e gerar melhores resultados para o seu negócio.

Quer conhecer outras vantagens que uma ferramenta de automação de marketing pode trazer para sua estratégia de inbound? Continue a leitura!

Simplifica o trabalho

O principal objetivo de uma ferramenta de automação de marketing é tornar os processos mais ágeis e eficientes. Dessa forma, sua empresa elimina o trabalho manual e ganha mais tempo para se dedicar a questões mais estratégicas.

Além disso, com a automação de marketing é possível padronizar, agendar e controlar ações de marketing a partir de um único painel, garantindo que cada lead ou cliente tenha a mesma experiência que os demais.

Torna a análise de dados mais assertiva

Analisar dados comportamentais de leads e clientes é indispensável na atualidade. É a partir desses dados que você conhece melhor o perfil de cliente ideal da sua empresa e tem mais condições de personalizar a experiência dos usuários.

Porém, é inviável fazer essa análise a partir de planilhas. Com o tempo, elas se tornam pesadas, difíceis de atualizar e passíveis de erros que comprometer todo o histórico de resultados da sua empresa.

Por outro lado, se você investe em ferramentas de automação de marketing, os dados coletados por meio das estratégias de inbound marketing ficam armazenados em servidores potentes, a salvo de possíveis perdas.

Eles podem ser consultados através de relatórios e dashboards personalizados que informam dados consolidados e fornecem insights preciosos para a condução da sua estratégia de inbound marketing.

Facilita a segmentação de leads e clientes

Foi-se o tempo em que era possível enviar a mesma mensagem para centenas e até milhares de clientes. Hoje, é preciso desenvolver um contato de pessoa para pessoa, levando em consideração as características únicas que definem cada consumidor.

Nesse sentido, você pode usar uma ferramenta de automação de marketing para segmentar públicos de maneira aprofundada, levando em consideração o histórico de interações com a sua marca. Desse modo, a comunicação se torna mais pessoal, próxima e assertiva.

Promove o alinhamento entre marketing e vendas

Embora marketing e vendas pareçam setores distintos, um dá sequência ao trabalho do outro. Se o marketing não consegue captar leads qualificados, vendas tem mais dificuldades em obter conversões. Portanto, é essencial que esses dois times estejam perfeitamente alinhados.

Uma das maneiras de atingir esse alinhamento é usando uma ferramenta de automação de marketing integrada ao CRM da empresa. Assim, os dados de ambos setores são consolidados e compartilhados em uma mesma plataforma e servem de apoio para que sua organização tenha uma estratégia mais consistente de atração, conversão e fidelização de clientes.

Nutre leads e clientes

Manter um contato frequente com leads e clientes é o que perpetua sua marca nas mentes e corações deles. Mas como se manter próximo de cada cliente à medida que sua base de contatos cresce?

A resposta está na automação de marketing. Primeiramente, você deve considerar, na sua estratégia de inbound marketing, a criação de fluxos de nutrição.

Esses fluxos de informação são enviados de maneira segmentada por meio de ferramentas de automação de marketing, mantendo o contato com leads e clientes sem comprometer o dia a dia da sua equipe.

Cada e-mail entregue, cada link clicado, cada resposta dada, é registrado na plataforma de automação de marketing, alimentando seu banco de dados e fornecendo insights que podem ser utilizados para tornar sua estratégia ainda mais eficaz.

Agora que você já conhece as principais vantagens de utilizar automação na sua estratégia de inbound marketing, que tal experimentar? Faça um teste gratuito do Bulldesk por 14 dias e comprove!