Sim, a era da Inteligência Artificial chegou. Mas não precisa se preocupar, ela não se manifesta num cenário apocalíptico da dominação das máquinas sobre humanos como muitos filmes insistem em mostrar. Aliás, muito pelo contrário: a Inteligência Artificial desponta como uma das maiores contribuições para facilitar a nossa vida, especialmente no Marketing Digital.

Contudo, vamos por partes. Antes de mais nada, você conhece bem os termos Inteligência Artificial e Learning Machine? Então vem com o Bulldesk que vamos te explicar tudo!

O Marketing Digital

Bom, se você chegou até o nosso Blog, já deve ter uma boa noção de como funciona o Marketing Digital, não é mesmo? De qualquer forma, o Bulldesk não gosta de deixar margem para o erro, portanto, vamos lá!

O Marketing Digital é um conjunto de ações e estratégias de marketing, voltadas para venda e conversão, feitas no ambiente digital: buscadores, mídias sociais, blogs, sites. A partir dos objetivos da empresa, o Marketing Digital atua na captação e conversão de leads.

E já que é tudo digital, é lógico que essa forma de atrair os clientes aproveita todos os recursos tecnológicos disponíveis. Mas você consegue perceber com clareza em quais situações a Inteligência Artificial está? Vamos explicar tudinho.

O que é Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um termo complexo que está presente em diversos âmbitos da ciência, tecnologia e marketing. De forma geral, esse termo diz respeito à tecnologias que simulam a complexidade da inteligência humana, a partir de um mecanismos ou softwares. Além disso, a Inteligência Artificial é também um campo de estudo científico.

Com o intuito, portanto, de simular a inteligência humana e facilitar processos de vida ou trabalho, a Inteligência Artificial é mais complexa do que nunca. Uma das formas mais perceptíveis de IA no marketing digital é o uso de bots no atendimento, facilitando a nossa vida e nos fazendo ter tempo para agir em assuntos mais complexos.

Aliás, a criatividade e a capacidade de adaptação são os elementos que diferenciam nossa inteligência humana da inteligência artificial. Entretanto, muitos pesquisadores estão trabalhando para acabar com essa diferença: é aí que entra o Machine Learning.

O que é Machine Learning

O machine learning é a capacidade desenvolvida para máquinas e sistemas aprenderem sem a necessidade de uma nova programação. Sendo assim, os softwares demonstram sua capacidade de adaptação a partir da análise de dados em grandes quantidades, chamados de Big Data. A partir das análises complexas, eles identificam padrões e fazem previsões de alta precisão.

As aplicações do Machine Learning são úteis em áreas diversas e no Marketing Digital não seria diferente, né? As sugestões de compra que sempre aparecem para você enquanto está navegando pelas redes sociais são um exemplo prático de Machine Learning. Após analisar muitos dados, os sistemas identificam o que você precisa.

A Inteligência Artificial no Marketing Digital

Agora que você já sabe o que é a Inteligência Artificial e o Machine Learning, é hora finalmente nos voltamos para nosso querido Marketing Digital. E para você entender tudo da melhor forma, é só conferir essa lista que o Bulldesk preparou pra você!

Qualificação de leads

A partir da análise do compilado de dados gerados a cada venda, é possível conhecer e traçar profundamente o perfil do seu lead ou cliente. Com isso, a equipe comercial fica mais hábil na identificação de leads quentes, poupando tempo e esforços ao voltar-se apenas para clientes com fit.

A Inteligência Artificial contribui, portanto, na melhor qualificação das listas de clientes e prospects, ao basear-se em dados relevantes sobre seu negócio e seus clientes. A partir disso, suas estratégias de Marketing Digital ficam muito mais assertivas. Afinal, nada como ter uma mira certeira, né?

Mídia paga

Além de atuar na qualificação de leads, a Inteligência Artificial também contribui para que eles sejam alcançados a partir de anúncios de mídia paga. O Machine Learning atua na interpretação de informações sobre o anúncio, o público e o usuário, identificando qual combinação de resultado é ideal para determinado perfil de cliente.

Tal interpretação acontece a partir de dados que o próprio cliente fornece ao longo da jornada de compra, bem como seu comportamento na internet e nas mídias sociais: quais site visita, o que clica, quanto tempo passa, interesses que busca. Assim, os anúncios de mídia paga são diretamente impactados por essa tecnologia.

Chatbots

Os chatbots são o exemplo de Inteligência Artificial no Marketing Digital mais lembrados. Talvez por sua associação com robôs, talvez por já serem uma realidade mais antiga nesse cenário, talvez por serem tão úteis para o atendimento. Uma coisa é fato: os chatbots são muito úteis e resultado de IA.

Os bots de serviço e atendimento são queridos por times comerciais e pelo público pois otimizam a vida de todo mundo! Aliás, quanto mais natural for a linguagem programada e quanto mais as necessidades do usuário estiverem previstas nesse atendimento, melhor!

Sistemas de recomendação

Quantas vezes você já pensou: nossa, como o Netflix sabe que eu amaria essa série? Ou quem sabe: como o Spotify me indicou uma música tão boa? Tudo isso é resultado de sistemas de recomendação que usam a Inteligência Artificial para identificar e prever o que você gosta!

A partir dos dados de tudo que você clica, assiste e gosta, esses sistemas contam com a IA para ficarem ainda mais precisos. E nem precisamos dizer que AMAMOS, né?

Este são apenas alguns exemplos práticos de como a IA está cada vez mais presente em nossas vidas. E uma tentativa de que você perceba seu valor (e deixa pra lá aquele medo apocalíptico que os filmes apresentavam). O presente e o futuro serão cada vez mais conectados.

E pra te ajudar nessa jornada, pode contar com o Bulldesk!