Como está sendo seu investimento em mídias pagas, como o Google Adwords? Está vendo o resultado mas ainda assim gostaria de diminuir os custos? Quem trabalha com Marketing Digital sabe o quanto pode ser complexo conseguir um bom Custo por Clique (CPC) na plataforma.

Mas antes de mais nada, pera lá: caso você nunca tenha usado o Adwords, saiba mais sobre a ferramenta e aprenda a criar sua conta (O que é Google Adwords? Conheça e aprenda a criar sua conta). Agora sim podemos prosseguir.

A dinâmica de Custo por Clique é a forma com que o Google monetiza seu anúncios. O CPC nada mais é o cerne do leilão promovido pelo próprio Adwords, com o valor de refeência de quanto cada empresa está disposta a pagar por clique realizado. 

Quem der o lance ideal e pagar mais, fica com um lugar de destaque nos resultados do buscador ou de toda sua rede display. Para tanto, é possível fazer o planejamento da campanha e definir qual será o valor gasto diariamente nela. Esse limite diário contribui pra que todo o orçamento de campanhas de vários dias não se esgote na primeira semana.

Vale dizer, portanto, que o Google cobra por clique, de acordo com os parâmetros que você estabeleceu como ideais para sua campanha. 

Nesse sentido, entra a escolha da palavra chave de foco, que é a primeira ligação direta entre o que você quer vender e o algoritmo do Google que te deixará em frente de seus futuros clientes.

Entretanto, quanto mais concorrida for a palavra-chave, mais cara ela é. Quanto mais abrangente for a palavra que você quer escolher, mais empresas estarão disputando-a e, portanto, mais alto o valor do CPC. Por isso, siga a dica do Bulldesk e use corretamente o planejador de palavras-chave do Google Adwords (Como usar o planejador de palavras-chave do Google Adwords).

Por conta disso tudo, as empresas buscam cada vez mais otimizar seus gastos com mídia paga e é exatamente isso que iremos explicar hoje: como diminuir os custos para aproveitar melhor o recurso. Veja bem: não queremos que ninguém diminua o orçamento em Adwords, mas sim que esse orçamento renda muito mais.

Para tanto, se liga nas 9 dicas que reunimos pra alcançar esse objetivo:

  • Segmente os assuntos

O consumidor quer sentir que você pensou em algo exatamente para ele! A personalização é um fator importantíssimo para algumas estratégias de Marketing Digital, e anunciar no Adwords é uma delas. Sendo assim, dedique-se a traçar um bom calendário de conteúdo para sua persona, bem como pensar em toda sua experiência ao longo do conteúdo. Portanto, crie anúncios inovadores e personalizados, que impactem sua audiência.

  • Otimize os anúncios

Avalie o histórico de mídias pagas, calcule métricas importantes como o CPC, o ROI (ROI: o que é, como e por que calcular o Retorno Sobre Investimento) e a Taxa de conversão e perceba o que traz melhores resultados. Na sequência, reveja a palavra-chave e o grupo de anúncios criados. Já pensou em um teste A/B para ver tudo ainda mais claro? Essa é a etapa em que você analisa o que já foi feito, identifica as falhas e otimiza na campanha seguinte.

  • Analise a performance a partir do dia e horário

Observar a performance dos seus anúncios a partir de dia e horário é bastante importante. Isso acontece porque em alguns períodos, de acordo com seu produto, sua persona e seu objetivo, o volume de buscas e a presença online do público-alvo é maior.

Quando identificar os momentos e dias que funcionam melhor em sua estratégia, diminua o orçamento diário ou o lance do CPC no período. Isso faz com que seu plano fique mais ajustado e efetivo, com um investimento sem desperdício de verba.

  • Faça a segmentação por localização

Ainda que sua atuação seja em todo país,como é no caso de muitos e-commerces, teste o desempenho dos seus anúncios de região em região. Para isso, basta criar campanhas separadas a partir da localização. Com o Adwords Editor você cria cópias de uma mesma campanha com rapidez para apenas ajustar a segmentação de lugar. Assim, você consegue observar os números de resultado e constatar o que funciona para um local e o que funciona para outro. Um estudo aprofundado das personas também contribui para as análises e a assertividade desse processo.

  • Busque o melhor índice de qualidade

O Google Adwords considera diversos parâmetros ao rankear um bom anúncio (Como criar um bom anúncio no Google Adwords). O Índice de Qualidade é um indicador baseado em fatores diversos, como a força da palavra-chave e o SEO da página de destino. Lembre-se que o Google considera muito a experiência do usuário, e melhorar qualquer aspecto dela já conta para a melhora no seu índice de qualidade. Assim, seu CPC diminui e as conversões aumentam.

  • Tire os termos de pesquisa negativa

Você não quer seu anúncio associado a nada que seja ruim ou que vá contra os princípios da empresa, certo? Além disso, não é interessante que algum termo de pesquisa resulte no seu produto sem ter necessariamente a ver com ele, né? Para solucionar esse problema, informe os termos indesejados no campo de palavras negativas. Assim, o Adwords nunca irá relacionar você ao termo descrito.

  • Use as palavras-chave de alta performance

Quando você acessa o dashboard do Google Adwords, é possível ver quais palavras-chave de um anúncio estão apresentando os resultados mais satisfatórios. Com isso, você pode criar um novo anúncio apenas com estas palavras-chave, as que melhor performaram.

  • Aproveite uma Landing Page segmentada

O destino do seu futuro cliente é a Landing Page que você designará. Caso ele clique no seu anúncio, ele será levado para esse destino e é fundamental que essa página esteja preparada para receber o visitante.Portanto, atente-se para que a LP esteja em sintonia com o anúncio, afinal, o usuário espera que seja direcionado para algo correspondente à oferta. Pense na experiência do usuário, entenda sua persona e crie um destino que satisfaça suas expectativas.

  • Aumente sua taxa de cliques

O CTR é uma métrica fundamental quando falamos em Google Adwords. Ela diz respeito ao número de cliques em comparação ao número de exibições do anúncio. Para aumentar esse número, é preciso investir em bons anúncios e pensar na experiência do usuário (de novo isso, Bulldesk?). Aumentar a qualidade é aumentar os cliques e o desempenho do CPC. Tudo está interligado e tudo pode contribuir para uma otimização significativa no seu orçamento de Marketing Digital.