2020 já está batendo na sua porta e você ainda não sabe como alavancar as vendas pelos próximos 12 meses? Então continue com a gente e confira 5 dicas dos nossos vendedores para começar 2020 vendendo muito mais!

1. Selecione um nicho de mercado

Atirar para todos os lados nem sempre é a melhor forma de captar mais clientes. De fato, empresas que se especializam em determinado segmento de mercado têm mais chances de concretizar vendas de qualidade, afinal, elas se tornam autoridade naquilo que vendem.

Com mais conhecimento sobre o nicho escolhido, é possível desenvolver argumentos mais eficazes e treinar sua equipe de vendas para que ela se torne imbatível na arte de persuadir potenciais clientes a comprar.

2. Forneça as ferramentas certas

Para que sua equipe de vendas ganhe tração nas negociações, é essencial disponibilizar as ferramentas de trabalho adequadas.

Um bom CRM (Customer Relationship Management) é peça-chave na rotina dos vendedores, pois permite registrar e acompanhar cada interação entre empresa e leads, desde o primeiro contato.

Aliado ao CRM, vem o sistema de automação de marketing, uma ferramenta que auxilia na otimização de tarefas e no ganho de escalabilidade nas suas campanhas de marketing.

Juntas, essas duas soluções – CRM e automação de marketing – são as principais responsáveis por maximizar esforços e reduzir o custo de aquisição de clientes, levando sua empresa a vender mais em 2020.

3. Foque na qualidade, não na quantidade

O que é melhor: várias pessoas comprando uma única vez ou poucas pessoas comprando de forma repetida? Se você pensou na segunda opção, está no caminho certo para vender mais em 2020!

Atrair um novo cliente pode custar até sete vezes mais do que fidelizar um cliente existente. Além disso, clientes fiéis compram mais. E, com o passar do tempo, passam a gastar um orçamento cada vez maior com a sua empresa.

Por outro lado, quem compra apenas uma vez geralmente não tem identificação com a sua marca e não é leal a ela. Nesse sentido, é facilmente convencido por qualquer concorrente que baixe os preços a deixar de comprar de você.

Diante disso, foque seus esforços de automação de marketing em atrair leads de maior qualidade, isto é, que tenham afinidade com a sua empresa e possam se transformar em defensores da marca.

Como fazer isso? Trabalhando com uma ferramenta de automação de marketing que permita qualificar seus leads. Além de informar à equipe de vendas quantos e quais deles estão prontos para uma abordagem mais personalizada de venda.

4. Dê opções de upsell e cross-sell

Para os clientes que já confiam na sua marca, crie opções de upsell e cross-sell. Desse modo, pode-se aumentar o ticket médio gasto por mês.

Empresas que trabalham com SaaS (Software as a Service), por exemplo, podem criar funcionalidades adicionais que demandem um pequeno aumento no valor das mensalidades.

Já quem vende produtos, pode ter um incremento nas vendas se optar por oferecer equipamentos complementares à compra anterior. Por exemplo: se o cliente comprou um televisor de 50”, pode ser interessante oferecer um sistema de som ambiente que seja integrado ao televisor.

5. Encurte seu ciclo de vendas

Ciclo de vendas é o período que um consumidor leva entre uma compra e outra junto à sua empresa. Ele está diretamente ligado ao ciclo de vida do cliente, que é o período que ele permanece comprando do seu negócio.

Quanto mais ciclos de vendas você tem dentro do mesmo ciclo de vida do cliente, maior é a rentabilidade para o seu negócio. Quer ver?

Imagine que o ciclo de vida dos seus clientes seja de 5 anos e que, habitualmente, cada cliente faça uma compra por ano. Seu ciclo de vendas é de 12 meses.

Se você conseguir encurtar esse ciclo de vendas em três meses, terá uma venda a mais a cada ciclo de vida do cliente. Em outras palavras, em vez de vender 5 produtos para cada cliente, você venderá 6 dentro do mesmo período. Consequentemente, seu custo de aquisição de clientes cai e o seu retorno sobre o investimento aumenta.

Como conseguir essa façanha? Mantendo seus clientes bem informados. Construa fluxos de nutrição no seu sistema de automação de marketing que levem informação de qualidade aos seus clientes. Além disso, ensine-os a explorar todas as potencialidades das soluções que eles adquirem.

Dessa forma, sua marca se mantém sempre presente na vida deles e sua empresa constrói um relacionamento duradouro, baseado na confiança. Quando a oportunidade chegar, promova alguns produtos que estejam alinhados com as necessidades de cada cliente e veja suas vendas aumentarem.

Curtiu essas dicas dos nossos vendedores? Então comece a aplicá-las ainda hoje e conte-nos os resultados depois!